Publicidade

Estado de Minas

Instituto Millenium promove Encontro Nacional dos Blogueiros de Economia em BH


postado em 08/03/2012 18:10 / atualizado em 08/03/2012 19:03

Os blogs de economia têm ganhado espaço no Brasil assim como já acontece em outros países, sobretudo nos Estados Unidos, onde os prêmios Nobel Paul Krugman e Gary Becker participam ativamente da blogosfera. Segundo o economista e especialista do Instituto Millenium, Cristiano Costa, organizador do II Encontro Nacional de Blogueiros, a proliferação e sucesso dos blogues de economia se deve, principalmente, ao fato de que assuntos econômicos serem quase sempre muito sisudos e explorados de forma muito enigmática pela mídia em geral, o que faz dos blogs veículos mais leves com a função de abordar a economia de forma mais livre e próxima do cotidiano das pessoas.

A influência dos blogs de economia na vida das pessoas será debatida no II Encontro Nacional de Blogueiros de Economia, com apoio do Instituto Millenium, nesta sexta, no Ibmec, em Belo Horizonte. “A blogosfera e as crises econômicas”, “Os blogs como ferramenta de ensino da economia”, e “A política fiscal na blogosfera” serão os temas a serem debatidos por economistas como Angelo Fasolo, analista do Departamento de Estudos e Pesquisas do Banco Central do Brasil; Felipe Salto, da Tendências Consultoria; e Fernando B. Meneguin, diretor do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Senado Federal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site http://www.surveymonkey.com/s/enbeco.

Uma pesquisa do Banco Mundial divulgada em 2011 - "The impact of economic blogs"- mostra que os blogs de economia, que começaram a surgir há cerca de uma década, se tornaram uma ferramenta importante na disseminação de pesquisas e estudos relacionados ao tema. De acordo com a pesquisa, determinados posts aumentam consideravelmente o número de downloads de artigos científicos na internet porque despertam o interesse do leitor sobre o tema. Por falta de espaço, nem sempre esse tipo de informação é publicada em jornais e revistas. "Muitas vezes, o blog dá ao leitor a oportunidade de conhecer artigos e teses sobre assuntos de seu interesse, mas cuja existência era desconhecia até então", diz Cristiano Costa, especialista do Instituto Millenium.


Publicidade