(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo indicará Maria das Graças Foster para a presidência da Petrobras


postado em 23/01/2012 15:12 / atualizado em 23/01/2012 15:49

(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)
(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)
O governo brasileiro indicará a atual diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, como nova presidente da gigante petroleira, informou nesta segunda-feira a empresa. Caso seja eleita, Foster será a primeira mulher a presidir a companhia.

O Conselho de Administração da Petrobras se reunirá no próximo dia 9 de fevereiro, quando avaliará essa proposta, informou a Petrobras em um comunicado. Foster, de 55 anos, possui um perfil técnico e a confiança da presidente Dilma Rousseff, segundo analistas do setor, e deve substituir José Sérgio Gabrielli, que está à frente da empresa estatal desde 2005.

O ministro da Fazenda e "presidente do Conselho de Administração (da Petrobras), Guido Mantega, disse que enviará como proposta a ser considerada na próxima reunião (do órgão), no dia 9 de fevereiro, a nomeação da atual diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Foster, para presidir Petrobras", informou a empresa através de uma nota oficial.

A Petrobras tem em suas mãos um enorme volume de petróleo que o Brasil descobriu em águas ultra profundas e que, segundo suas estimativas, incrementarão significativamente os volumes de petróleo explorados no gigante sul-americano nos próximos anos.

Para esse fim, a petroleira lançou ao final do 2010 a maior oferta de ações da História, para capitalizar-se em mais de 70 bilhões de dólares. "As mudanças na Petrobras devem ser decididas pela presidente Dilma Rousseff", publicou nesta segunda-feira o jornal Valor. "A próxima presidente da Petrobras dirigirá a estatal com mão de ferro", afirmou o jornal O Globo.

Às 15h GMT (13h de Brasília), as ações ordinárias (ON) da Petrobras eram cotadas a em alta de 0,53% na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a 26,49 reais (15,12 dólares), e os papeis preferenciais apresentavam ganho de 0,74%, a 24,40 reais (13,93 dólares).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)