(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte vai ganhar moderna subestação de energia em 2013


postado em 24/11/2011 18:16

Belo Horizonte vai receber uma das mais modernas subestações (SEs) de distribuição de energia elétrica do país. A nova SE Centro II da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vai ocupar uma área anexa à atual SE Centro, localizada na rua Alagoas, esquina com Timbiras. A previsão é de que ela seja inaugurada no primeiro semestre de 2013, substituindo a SE Centro.

Com capacidade de 240 MVA, a nova subestação será digital, blindada e alimentada por rede subterrânea de 138 kV, interligada com as SEs Sion e Santa Efigênia. A nova estrutura vai utilizar tecnologia de ponta, com solução Gas Insulate Substation (GIS), ideal para locais com grande concentração de consumidores. “É como se fosse um prédio comercial, sem fios, ferragens e para-raios, e o impacto visual será muito menor”, ressalta o diretor de Distribuição e Comercialização da Cemig, José Carlos de Mattos.


Segundo Mattos, mais que um reforço, a nova subestação dará confiabilidade ao sistema elétrico do centro comercial de Belo Horizonte, região hospitalar e todos os bairros do entorno, como Santo Agostinho, Lourdes, Funcionários, São Lucas, entre outros. “Vai melhorar substancialmente a qualidade e a carga do sistema. Será capaz de evitar a falta de energia e, mesmo se houver interrupção, o restabelecimento será realizado no menor tempo possível”, conclui o diretor.

Implantação

Para Sérgio Gomes, presidente da Asea Brown Boveri (ABB) no Brasil e América do Sul, empresa responsável pela implantação do empreendimento, o contrato assinado com a Cemig é um marco. Trata-se da primeira viabilização de tecnologia altamente moderna, especialmente desenvolvida em parceria com a Companhia e adequada às peculiaridades de demanda, condições climáticas e de temperatura da região.

“A SE é muito compacta e vai ocupar um espaço extremamente reduzido, com impacto visual muito menor do que se vê atualmente. Apesar disso, é uma subestação de grande potência e toda a população do entorno da região central irá ganhar com a sua construção”, ressalta Sérgio Gomes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)