(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alta da inflação foi disseminada na 1ª quadrissemana


postado em 09/11/2011 16:05

O movimento de alta da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), foi disseminado na primeira quadrissemana, atingindo praticamente todos os itens. A afirmação é do coordenador-adjunto do IPC, Rafael Costa Lima.

Conforme Costa Lima, só água e esgoto responderam por 16,14% da composição do índice cheio de 0,53% do IPC da primeira quadrissemana do mês. E esse aumento só deve parar de ter impacto sobre o IPC no começo de dezembro, quando está previsto o último repasse (0,11%) do reajuste de 6,83% nas tarifas de água e esgoto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).


Outra participação importante na primeira quadrissemana de novembro foram as passagens aéreas, que tiveram contribuição de 10,42% no IPC. Já os itens energia elétrica, contratos de assistência médica, viagem e condomínio tiveram influência sobre o índice que variaram entre 3% e 5%. Já o item Demais Produtos registrou contribuição de 58%.

Na avaliação de Costa Lima, a disseminação acende a luz amarela, mas ele pondera que ainda é preciso esperar as próximas medições para saber se o movimento é uma mudança de tendência ou apenas um choque de preços.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)