(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

TIM é obrigada a pagar multa milionária

Anatel determina que operadora pague R$ 4,2 mi por descumprir as metas de qualidade medidas pelo descontentamento dos clientes que observam sinal sumir e ligação cair sem justificativa


postado em 26/10/2011 06:00 / atualizado em 26/10/2011 08:14

O jovem casal sorri, abrindo os braços e mostrando seus telefones celulares, sob o céu azul, estampado no painel diante da loja da Tim, na Praça da Savassi, em Belo Horizonte. Mas, diante da propaganda, que apregoa planos de voz e dados “ilimitados”, quem celebra são os clientes, informados pela reportagem da multa aplicada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) à prestadora. O órgão regulador determinou, conforme publicação no Diário Oficial da União dessa terça-feira, que a empresa pague R$ 4,23 milhões por não alcançar “as metas de qualidade estabelecidas, em descumprimento ao disposto na regulamentação aplicável ao setor”.

Enquanto isso, a ação civil pública ajuizada em Minas Gerais a pedido da Associação Brasileira de Consumidores (ABC), em julho, está suspensa. O objetivo da ABC era, a exemplo do que já ocorreu no Rio Grande do Norte e no Ceará, impedir a operadora de comercializar novas linhas enquanto não comprovar a instalação de maior capacidade de rede para dar conta da demanda no estado. Inflada com promoções que prometem ligações ilimitadas a preços fixos, sem cobrança por minutos, a base de clientes da operadora liderou, no primeiro semestre, o ranking de reclamações da Anatel.

Segundo o assessor jurídico do deputado Délio Malheiros, representante da ABC, Fernando Fornale, a petição conjunta para a suspensão do processo por 30 dias veio a partir de contato da operadora: “Nos procuraram pedindo para negociarmos, uma vez que estavam dispostos a anunciar grandes investimentos em rede no estado. Se isso não acontecer até o fim do prazo, voltaremos a pedir que a juíza analise o pedido anterior”. Entre os argumentos usados na defesa da operadora no processo, estava o questionamento da legitimidade da Anatel sobre o julgamento das reclamações dos consumidores.


Fora de área

Debaixo do anúncio dos planos ilimitados, flagrantes de insatisfação são constantes. “Agora há pouco, meu telefone estava sem sinal, aqui mesmo, na Rua Sergipe com Fernandes Tourinho. É uma região onde sempre há sinal, normalmente. Mas é assim; do nada, desaparece. E isso acontece várias vezes ao dia”, queixa-se o advogado Kassim Raslan. Ele conta que tem percebido inconstância no sinal no último ano, com conversas interrompidas, forçando o cliente a executar nova chamada, a partir das ligações frustradas.

A aeronauta Daniela Ferraz define o serviço de atendimento ao consumidor, operado pelo telemarketing da empresa, como teste para quem tem “paciência de Jó”. Cliente há anos, conta que poucas foram as vezes em que conseguiu resolver alguma questão, via serviço de atendimento ao consumidor (SAC), na primeira tentativa. “Normalmente gasto aí umas três ligações, porque o sistema fica lento, eles transferem a ligação de atendente para atendente e, com isso, o serviço é muito demorado.”

A Anatel não detalhou os termos da qualidade insuficiente na prestação de serviços. A Tim, em nota, respondeu que “a multa aplicada – com pagamento realizado em setembro de 2011 – é referente aos serviços prestados de outubro de 2005 a setembro de 2006, avaliados pelo Plano Geral de Metas de Qualidade da Anatel. A companhia reitera que vem apresentando melhoras expressivas nos indicadores de qualidade do órgão, alcançando, desde agosto de 2010, 100% das metas de atendimento e de rede, em 17 dos últimos 21 meses”.

Sobre a ação civil, a operadora italiana confirmou a suspensão conjunta para negociação e acrescentou que “em 2011 estão sendo investidos R$ 100 milhões para incremento da cobertura de rede em Minas Gerais. O plano de ampliação elevará em 30% a planta instalada da empresa, proporcionando, com isso, um aumento da capacidade da rede de voz e dados na região.”

Programa para criar aplicativos

A Oi anunciou que vai financiar projetos de desenvolvimento de aplicativos para celulares. O programa Oi Inovação está com inscrições abertas, até 2 de dezembro, prometendo até R$ 200 mil. O objetivo é criar facilidades para turistas brasileiros e estrangeiros que viajem pelo Brasil, de olho nas oportunidades de eventos de grande porte como Rio+20, Copa das Confederações, Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016. Os projetos inscritos deverão abordar temas como diversão, hospitalidade, turismo, mobilidade urbana e segurança.

Uma comissão formada por executivos da companhia e por especialistas da área de pesquisa e desenvolvimento vai avaliar as propostas. Os critérios de avaliação serão originalidade, grau de inovação, viabilidade técnica e de negócio, entre outros. “Queremos estimular o grande potencial criativo da comunidade de pesquisa e desenvolvimento do país, buscando soluções inovadoras”, explica o diretor de Inovação e Novos Negócios, Pedro Ripper.

Além do incentivo financeiro, os projetos selecionados terão acesso às plataformas da empresa para testar as aplicações com supervisão de especialistas da companhia. Os aplicativos propostos serão disponibilizados em celulares e smartphones. As inscrições devem ser feitas pelo hotsite www.oi.com.br/inovacao.

O programa Oi Inovação também firmou parcerias para pesquisa e desenvolvimento de soluções que aprimorem os produtos, serviços e processos da Oi. Um exemplo é o projeto realizado em conjunto com a Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec) e a PUC-Rio para desenvolver uma ferramenta que possibilite a oferta de mais velocidade ao serviço de banda larga da companhia. (FB)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)