(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Produção de petróleo cai 1,2% em agosto, diz ANP

A produção total de petróleo e gás alcançou 2,470 milhão de barris óleo equivalente (boe) por dia em agosto


postado em 04/10/2011 14:51 / atualizado em 04/10/2011 15:32

A produção de petróleo no Brasil atingiu 2,052 milhão de barris diários em agosto, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O resultado representa queda de 1,2% em relação a julho deste ano e de aproximadamente 1,3% ante agosto do ano passado.

No segmento de gás natural, o indicador apresentou resultados menos desfavoráveis. A produção nacional de 66 milhões de metros cúbicos por dia (m3/d) em agosto foi 6,5% superior a agosto do ano passado, mas ainda ficou 0,5% abaixo de julho deste ano.

A produção total de petróleo e gás alcançou 2,470 milhão de barris óleo equivalente (boe) por dia em agosto, estável em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Na comparação com julho, o

indicador encolheu 0,1%. A queda, destaca a ANP, é explicada pelo desempenho do campo de Marlim, cuja produção foi reduzida em 30 milhões de boe por dia na comparação com julho. "O fato é explicado pelas paradas de produção não programadas em diversas plataformas (P-18, P-19, P-20, P-26 e P-35) para adequação de equipamentos nos sistemas de medição e serviços de manutenção", segundo comunicado da ANP.

O poço 9BRSA716RJS, do campo de Lula, foi pela quarta vez consecutiva o de maior produção de petróleo do País, com um total de 27,5 mil barris diários. "O poço produziu mais do que todo o campo de Carmópolis, campo terrestre com a maior produção de petróleo e que produziu 21,9 mil barris diários através de 1.064 poços", comparou a agência.

A produção do pré-sal foi de 111,8 mil barris diários de petróleo e 3,4 milhões de m3/d de gás natural, totalizando 133,2 mil boe diários. O montante representa queda de 12,5% em relação a julho, devido ao final do período de produção do Teste de Longa Duração (TLD) do bloco BM-S-9, destaca a agência no Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural.

Queima de gás

A queima de gás natural no Brasil em agosto encolheu 26,3% em relação a agosto de 2010 e 12,4% ante julho. O aproveitamento de gás natural no mês foi de 94,2% considerando-se apenas as concessões na fase de produção. "Os principais motivos para a redução da queima de gás natural neste mês foram o término do período de TLD do poço 1BRSA594SPS, do bloco BM-S-9, e a resolução dos problemas no sistema de compressão no FPSO Capixaba, localizado no Parque das Baleias", segundo a ANP.

Do total de gás natural queimado, 83,6% se refere a campos na fase de produção e 16,4% de TLDs de áreas na fase de exploração.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)