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Estado de Minas

Empresas apostam na produção de tablets de diversos modelos e preços

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados na segunda-feira mostram que o Brasil fechou agosto com mais de 224 milhões de acessos na telefonia celular


postado em 20/09/2011 07:57 / atualizado em 20/09/2011 08:54

Taxista Guilherme Henrique de Sousa Marques, 24 anos e o Tablet Galaxy utilizado pela frota no serviço (foto: Shirley Pacelli/EM/D. A Press )
Taxista Guilherme Henrique de Sousa Marques, 24 anos e o Tablet Galaxy utilizado pela frota no serviço (foto: Shirley Pacelli/EM/D. A Press )
Em menos de dois anos desde o lançamento do primeiro iPad, da Apple, os tablets caíram no gosto popular. Beneficiadas pelo pacote de incentivos aprovado pelo governo, que reduz o custo de produção dos aparelhos em até 30%, diversas companhias apostam alto nas vendas de fim de ano no Brasil, com modelos para todos os gostos e preços. A Positivo, por exemplo, anunciará hoje lançamento do primeiro tablet da marca. Por enquanto, a empresa faz mistério sobre o produto, mas a expectativa é que seja um dos mais baratos no mercado. Não à toa, os tablets ganharam, ao lado dos smartphones, a posição de carro-chefe entre os eletrônicos mais desejados pelos brasileiros.

Uma pesquisa da consultoria Teleco, para identificar consumidores interessados em adquirir um aparelho com acesso à internet 3G nos próximos seis meses, constatou que 51% dos entrevistados pretendem comprar um tablet. Eduardo Tude, presidente da Teleco, afirma que os recentes lançamentos de tablets a preços mais acessíveis, na faixa de R$ 400, serão os mais procurados até o Natal e terão papel de protagonistas na popularização desse tipo de aparelho no Brasil. No entender de Tude, os preços dos pacotes de dados também já deixaram de ser uma barreira. “De maneira geral, as pessoas podem usar as conexões Wi-Fi, de casa ou do trabalho, sem gastos adicionais”, ponderou.

Rodrigo Vidigal, diretor de marketing da Motorola na América Latina, aposta que os tablets e smartphones serão os principais produtos no portfólio da Motorola para este fim de ano. O motivo está na soma de fatores como a queda no preço dos tablets e o lançamento de planos de banda larga móvel mais agressivos pelas operadoras. “Desde a queda no preço do Xoom (tablet da Motorola), obtida graças ao repasse dos incentivos do governo, as vendas subiram 30%”, revelou Vidigal.

224 milhões de celulares


Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados na segunda-feira mostram que o Brasil fechou agosto com mais de 224 milhões de acessos na telefonia celular, modens 3G e tablets. Só os terminais 3G totalizam quase 31,7 milhões de acessos. No acumulado do ano, foram 21 milhões de novas habilitações, um crescimento de 10,39% em comparação a igual período de 2010 . O Distrito Federal continua como a unidade da Federação com o maior número de celulares por habitante: 1,96.


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