(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministros da Economia da União Europeia dão início à reunião de 3 dias


postado em 15/09/2011 16:58 / atualizado em 15/09/2011 17:03

A reunião de três dias de ministros de Economia da União Europeia - que visa debater soluções à crise da dívida soberana que golpeia a Europa e acelerar o plano de ajuda à Grécia, aprovado em julho - teve início nesta quinta-feira à noite em Wroclaw, Polônia.

De acordo com o comissário europeu de Assuntos Econômicos, Olli Rehn, o objetivo do encontro é acelerar o segundo plano de ajuda à Grécia para o final de setembro ou início de outubro", disse ele em sua chegada a um hotel do centro da cidade, pouco antes do início da reunião de três dias, a ser concluída no sábado, na qual também participa o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner.

Geither foi convidado para a reunião para debater com seus colegas europeus soluções que contribuam com a recuperação econômica mundial, informou o Departamento do Tesouro em comunicado.

Os ministros esperam acelerar a entrega da ajuda de 160 bilhões de euros aprovada em julho, que é fundamental para que a Grécia possa honrar seus compromissos de dívida. Este segundo plano de resgate precisa ser aprovado pelos governos e parlamentos dos 17 países da Zona Euro

A reunião também pretende resolver vários assuntos ríspidos como o acordo entre Finlândia e Grécia, no qual Helsinque (capital da Finlândia) pediu a Atenas garantias em troca de sua ajuda.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmaram na quarta-feira que estão convencidos de que o futuro da Grécia está na Zona Euro, após uma teleconferência na qual Papandreou manifestou sua "absoluta determinação" em honrar os compromissos adotados em troca do resgate financeiro de seu país.

A conversa entre de Merkel, Sarkozy e o primeiro-ministro grego, aconteceu na quarta-feira em um contexto de grande nervosismo nos mercados financeiros em relação à capacidade de Atenas em honrar sua dívida.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)