(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Crise econômica nos Eua e Europa deve respingar no Brasil

Desaceleração dos países desenvolvidos pode desvalorizar o real, diz especialista


postado em 08/08/2011 07:43

O pânico que tomou conta dos mercados nos últimos dias pode deixar marcas no Brasil. A maioria dos analistas concorda que o país está mais preparado para crises externas, mas duvida que passará ileso a um novo terremoto nas bolsas. Na avaliação de

Simão Silber, professor de Economia da Universidade de São Paulo (USP), uma desaceleração dos países desenvolvidos pode desvalorizar o real, como pôde ser percebido na sexta-feira, quando o dólar voltou a aproximar de R$ 1,60.

"Por um lado, é bom para a economia do país sobretudo para os exportadores porque perderam competitividade com a moeda forte. Mas também haverá pressões inflacionárias. Os juros deverão continuar subindo para conter a inflação, uma vez que a demanda interna permanecerá aquecida. E é aí que mora o perigo", comenta. "Para o Brasil, não há saída. Por mais que o país esteja preparado para uma guerra, ele vai tomar uns tiros", acrescenta Silber.

O diretor para a América Latina do Deutsche Bank, Frederick Searby, concorda com o Silber e destaca ainda que a crise de crédito na Europa pode afetar o sistema bancário. O Brasil, entretanto, deverá sentir menos do que os vizinhos da região. "As instituições financeiras espanholas, por exemplo, representam 10% dos ativos no Brasil. Mas no México e Chile somam de 25% a 30%" comenta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)