(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

"O tempo está se esgotando", diz Obama em relação ao acordo sobre a dívida dos EUA


postado em 29/07/2011 12:06 / atualizado em 29/07/2011 12:24

Presidente americano tenta negociar com republicanos medida para elevar o teto de endividamento do país(foto: REUTERS/Jason Reed )
Presidente americano tenta negociar com republicanos medida para elevar o teto de endividamento do país (foto: REUTERS/Jason Reed )
O presidente Barack Obama alertou nesta sexta-feira que o tempo está se esgotando para que os Estados Unidos alcancem um acordo para aumentqar o teto da dívida pública, insistindo que um compromisso nesse sentido é possível. "Não é uma situação na qual as duas partes estejam a quilômetros de distância", afirmou Obama em um discurso na Casa Branca, ao mesmo tempo em que reiterou que um acordo deve ser bipartidário, pedindo ainda que os americanos pressionem o Congresso para conseguir esse acordo.

Senado


O líder da maioria democrata no Senado americano, Harry Reid, afirmou nesta sexta-feira que tomará as medidas necessárias para obter uma votação sobre um texto de compromisso com o objetivo de elevar o teto da dívida e evitar um default por parte dos Estados Unidos. "Esta é provavelmente nossa última oportunidade de salvar este país do default", disse Reid, cuja iniciativa pode ser votada na madrugada de domingo.

Concretamente, Reid deverá dar por finalizados os debates a fim de habilitar uma primeira votação de procedimento, que pode ocorrer até a 01H00 local de domingo (02H00 de Brasília), sobre o projeto elaborado sob sua direção. Uma segunda votação será realizada na segunda-feira às 07H30 (08H30 de Brasília), antes de sua passagem final na terça-feira, data limite na qual os EUA cairão em default se não aumentarem o limite de sua dívida, indicou um líder democrata.

Na noite de quinta-feira, os republicanos da Câmara de Representantes adiaram a votação de um plano para reduzir o déficit, enquanto a crise política americana afeta os mercados a cinco dias de uma eventual moratória. O plano alternativo do Senado apresentado por Reid economizaria 2,2 trilhões de dólares em 10 anos, segundo o Escritório de Orçamento do Congresso americano (CBO).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)