(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria de Estado de Saúde paralisa o comércio de cinco marcas de açúcar contaminadas


postado em 22/07/2011 19:12

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerias (SES-MG) acatou o pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e determinou nesta sexta-feira, a paralisação da comercialização de açúcar cristal no Estado de Minas Gerais das marcas Doce Mel, Maxçúcar, Tip Top, Bonzão e Campo Doce. Foi constatado através de análise laboratorial que estes produtos estão contaminados com contaminadas com partículas de metal.

A medida de interdição cautelar vai perdurará até que sejam sanadas as irregularidades. De acordo com a Vigilância Sanitária uma das hipóteses para a presença do ferro no açúcar cristal das marcas interditadas pode ser devido às falhas no controle do processo de produção na etapa posterior à evaporação do caldo de cana. Durante o processamento da cana de açúcar, a substância passa por tubos que podem desprender o metal e causar sua incorporação no produto final. O ferro deve ser eliminado por meio da imantação ou outro controle que permita a sua retirada do açúcar cristal.

Além da paralisação da comercialização, a SES determinou a inspeção sanitária das usinas de refino do açúcar cristal, bem como nas empresas que empacotam e distribuem o açúcar cristal no âmbito do Estado de Minas Gerais. Também foi solicitado à ANVISA providências em relação à inspeção nas usinas de refino do açúcar cristal localizadas em outros Estados.

As primeiras denúncias sobre a presença de metal nas marcas de açúcar surgiu em Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. Após o caso ganhar repercussão, consumidores de outras regiões, como Zona da Mata e Região Metropolitana de BH, comunicaram à Secretaria Estadual de Saúde e a outros órgãos terem encontrado o mesmo material.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)