(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comércio entre Brasil e Argentina apresenta 'problemas de fluidez'


postado em 29/06/2011 15:00

O comércio entre Brasil e Argentina ainda registra "problemas de fluidez", declarou nesta quarta-feira em Assunção o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro, Alessandro Teixeira, sobre a disputa em relação às licenças de importação não automáticas.

Ainda existem "problemas de fluidez", mas "é natural que sempre exista algum probleminha" entre os países membros do Mercosul, afirmou à imprensa no âmbito da Cúpula do bloco realizada no Paraguai.

Teixeira especificou que, para avançar nas negociações para solucionar a disputa comercial, foram realizados encontros privados com negociadores argentinos presentes no Paraguai.

No início do mês, Brasil e Argentina viveram uma disputa comercial em relação à utilização de licenças de importação não automáticas que gerou fortes tensões.

Os dois maiores sócios do Mercosul se comprometeram a agilizar o processo, embora mantenham de pé as licenças não automáticas que os dois países adotaram para se proteger. A Argentina é o terceiro maior sócio comercial brasileiro, com um volume de comércio bilateral de cerca de 33 bilhões de dólares em 2010, que resultou deficitário para Buenos Aires em mais de 4 bilhões de dólares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)