(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

G-20 chega a acordo para lutar contra volatilidade dos preços agrícolas


postado em 23/06/2011 09:51 / atualizado em 23/06/2011 10:10

As vinte economias mais poderosas do planeta chegaram a um acordo nesta quinta-feira em Paris sobre um plano de ação para lutar contra a volatilidade dos preços agrícolas, declarou o ministro francês da Agricultura, Bruno Le Maire, cujo país preside o G20. "Hoje é um grande dia. Chegamos a um acordo histórico" sobre um plano de ações para combater a volatilidade dos preços agrícolas, comemorou Le Maire, ao final desta reunião de ministros da Agricultura do G20, que pela primeira vez participam deste foro do clube das maiores economias desenvolvidas e emergentes.

O Plano de Ação adotado pelos ministros, que possui 26 páginas, inclui vários objetivos principais: melhorar a produção e a produtividade da agricultura, reforçar a informação e a transparência do mercado, assim como a coordenação política internacional para melhorar a confiança dos mercados internacionais, e evitar as crises alimentares.

Além disso, os ministros se comprometeram a aperfeiçoar as ferramentas de gestão para limitar os riscos oriundos da volatilidade dos preços, em particular nos países mais pobres, e a melhorar o funcionamento dos mercados derivados de

matérias primas. "A aplicação deste acordo começa hoje. Espero que os efeitos venham o mais rápido possível", disse Le Maire.

O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, assegurou que este acordo não vai impedir as variações dos preços, mas estas "serão mais suaves", assegurou. O secretário de Agricultura americano, Tom Visack, tinha saudado anteriormente o "consenso" obtido pelos ministros do G20. "O consenso alcançado hoje pelos ministros da Agricultura do G20 representa uma união histórica para combater os desafios crescentes da fome e da volatilidade dos preços dos alimentos", indicou Vislack em um comunicado ao término da reunião.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)