(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 1 milhão vai às provas em todo o país para o concurso dos Correios


postado em 15/05/2011 09:26

Domingo é o grande dia para quem quer conquistar uma das 9.190 oportunidades de níveis médio e superior oferecidas pelos Correios em todo o Brasil. Mais de 1,1 milhão de pessoas farão as provas em 310 cidades do país. Às 9h, candidatos às atividades de atendente comercial e de operador de triagem e transbordo realizarão os exames. Às 15h, será a vez dos que concorrem ao cargo de carteiro. A média é de 121,9 inscritos por vaga. Os aprovados receberão salários entre R$ 807,29 e R$ 3.211,58, além de benefícios como vale-transporte e alimentação, auxílio-creche, assistência médica e odontológica e plano de previdência complementar.

A corrida por um cargo na estatal traz ansiedade para candidatos como Érica Reveca, 35 anos. Inscrita para o posto de psicólogo, ela buscou aulas em cursinhos preparatórios para estudar temas com os quais não tem afinidade. “Não possuo histórico de ler, por exemplo, sobre direito. Reforcei disciplinas fora da minha especialidade”, diz. Por outro lado, o fato de a concorrência na área disputada por Érica ser menor do que a média nacional — em Brasília, são 949

candidatos para 12 oportunidades, ou 79 por vaga — deixa a candidata mais tranquila. “Quanto mais concorrentes, maior é a exigência.”

Responsável pelo certame, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) pede que o candidato chegue com uma hora de antecedência ao local de provas. Além de caneta esferográfica preta, é importante levar comprovante de inscrição e documento original de identidade. Cada concorrente terá três horas e meia para responder as questões. Os endereços podem ser verificados na página www.cespe.unb.br.

Considerado o maior já realizado pelo Cespe, o concurso dos Correios movimentou o país. Segundo a organizadora, 1,1 mil coordenadores e equipes de aplicação e apoio (chefes e fiscais de sala, inspetores de segurança, porteiros e auxiliares de limpeza, entre outros profissionais) passaram por treinamento nos últimos meses.

O processo seletivo será aplicado após dois anos de espera. No fim de 2009, os Correios lançaram edital com 6.565 vagas. À época, 1.064.209 pessoas se cadastraram. Mas o Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) questionou a escolha, sem licitação, da banca organizadora, a Fundação Cesgranrio, e o certame foi suspenso. Desta vez, o cargo mais procurado é o de atendente comercial, que registrou 667.798 inscrições. Depois dele, destacam-se os de carteiro (296.719), operador de triagem (86.739) e técnico de segurança do trabalho (2.715).

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)