(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tombini: arrefecimento do varejo reflete ação do governo


postado em 12/05/2011 11:39

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, classificou o arrefecimento do ímpeto nas vendas do comércio varejista apontado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como o começo de um reflexo das medidas macroprudenciais feitas pelo governo para conter a demanda no mercado

doméstico. Desde o final do ano passado, o governo tem lançado mão de estratégias para conter o avanço da demanda no mercado doméstico, como forma de conter o avanço inflacionário junto ao consumidor.

"É um resultado de políticas que foram adotadas desde a virada do ano e estão começando a ter seu impacto no arrefecimento e na moderação da demanda. Isso vai ajudar ao longo do ano a trazer a inflação de volta ao centro da meta em 2012", afirmou Tombini. Ele participa hoje do seminário de metas de inflação promovido pelo BC, no Rio.

As vendas do comércio varejista subiram 1,2% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal, informou hoje o IBGE. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas que esperavam uma expansão de 0,50% a 2,60%. A mediana das previsões apontava alta de 1,30%. Na comparação com março do ano passado, as vendas do varejo tiveram alta de 4,1% em março deste ano. Neste caso, as projeções apontavam alta de 2,30% a 6,80%, com mediana de 4,50%. Até março, as vendas do setor acumulam altas de 6,90% no ano e de 9,50% nos últimos 12 meses.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)