A Apple registrou impressionante aumento de 84% no valor da sua marca neste ano e se tornou a mais valiosa do mundo em 2011, passando a gigante Google, informou nesta segunda-feira a empresa Millward Brown Optimor, filial da agência de publicidade WWP.
A marca Apple vale atualmente no mercado US$ 153,2 bilhões, um aumento de 859% desde 2006, quando ocorreu o primeiro levantamento BrandZ Top100. Em seguida está a marca Goggle, com valor de mercado de US$ 111,4 bilhões, com redução de 2% em relação a 2010.
O estudo revela ainda que o valor somado das 100 principais marcas do mundo aumentaram 17% em 2011, na comparação com o ano anterior, chegando a US$ 2,4 trilhões. Em termos geográficos, 19 das marcas mais valiosas pertencem a países do Bric ( Brasil, Rússia, Índia e China). Em 2006, era apenas duas e em 2010, eram 13. “As marcas mais fortes, mesmo não sendo imunes as vicissitudes do mercado, são mais protegidas, preparadas, resistentes e têm mais recursos”, afirma David Roth da WPP.
No Brasil, a marca de maior destaque pertencente ao ranking da WPP é a Petrobras, ocupando a posição número 61 e com valor de mercado de US$ 13,4 bilhões. Apesar do sucesso das empresas locais, os consumidores desses países continuam valorizar marcas estrangeiras, analisa a WPP. De acordo com o levantamento, a marca Louis Vuitton se beneficiou com a expansão do seu mercado para países do Bric - tendo o Brasil seu segundo maior mercado do mundo. A marca cresceu 23% no ano, em relação a 2010, e alcançou o 26° lugar, com valor de R$ 24,3 bilhões.
A marca Apple vale atualmente no mercado US$ 153,2 bilhões, um aumento de 859% desde 2006, quando ocorreu o primeiro levantamento BrandZ Top100. Em seguida está a marca Goggle, com valor de mercado de US$ 111,4 bilhões, com redução de 2% em relação a 2010.
O estudo revela ainda que o valor somado das 100 principais marcas do mundo aumentaram 17% em 2011, na comparação com o ano anterior, chegando a US$ 2,4 trilhões. Em termos geográficos, 19 das marcas mais valiosas pertencem a países do Bric ( Brasil, Rússia, Índia e China). Em 2006, era apenas duas e em 2010, eram 13. “As marcas mais fortes, mesmo não sendo imunes as vicissitudes do mercado, são mais protegidas, preparadas, resistentes e têm mais recursos”, afirma David Roth da WPP.
No Brasil, a marca de maior destaque pertencente ao ranking da WPP é a Petrobras, ocupando a posição número 61 e com valor de mercado de US$ 13,4 bilhões. Apesar do sucesso das empresas locais, os consumidores desses países continuam valorizar marcas estrangeiras, analisa a WPP. De acordo com o levantamento, a marca Louis Vuitton se beneficiou com a expansão do seu mercado para países do Bric - tendo o Brasil seu segundo maior mercado do mundo. A marca cresceu 23% no ano, em relação a 2010, e alcançou o 26° lugar, com valor de R$ 24,3 bilhões.