
A cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, vai ganhar um impulso na economia. Nesta quinta-feira foi assinado um acordo intenções para a construção de uma unidade de produção de amônia e um gasoduto no município. A presidente da República, Dilma Rousseff, se encontrou nesta manhã com o governador de Minas, Antônio Anastasia, e representantes da Petrobras e da Cemig para selar o acordo.
A amônia é a matéria prima para a produção de um fertilizante binário que contém fósforo e nitrogênio, utilizado nas culturas de milho, cana de açúcar, café, algodão, laranja, entre outros. Segundo o governador, a construção da fábrica de amônia no estado vai permitir a auto sustentação da fabricação desse insumo e até a queda nos preços dos alimentos. “Uberaba vai ter uma fábrica moderníssima de amônia, que é o insumo fundamental da indústria química. Vamos permitir, naturalmente, que os fertilizantes, tão necessários nesse verdadeiro celeiro de Minas, eles fiquem mais baratos e possam reduzir o preço dos alimentos”, disse.
Fábrica e gasoduto
A implantação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFNV) vai criar capacidade de produção de 519 mil toneladas por ano de amônia e irá consumir 1.257 mil m3/dia de gás natural. A obras, com previsão de serem feitas entre fevereiro de 2012 e 2014, fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). O projeto prevê a criação de cinco mil empregos durante a construção, com um investimentos de US$ 1,3 bilhão na fábrica.
O governador Anastasia disse que o esforço de trazer os investimentos da Petrobras para Minas tem como objetivo a criação de empregos na região. “O nosso grande esforço, desde o primeiro momento, é geração de empregos e aqui vamos ter empregos de qualidade, porque é claro que é uma empresa muito importante, que é a Petrobras, a maior do Brasil, que vai trazer empregos de qualidade”, afirmou.
Segundo a assessoria de imprensa da Petrobras, com a implantação da nova fábrica e gasoduto, o país não vai mais precisar importar amônia, atualmente trazido via Porto de Santos, de Trinidad e Tobago e Venezuela. Em 2010, para complemento da demanda nacional foram importadas 278 mil toneladas, totalizando uma demanda de 480 mil toneladas utilizadas pelo país.
Ainda de acordo com o governador, toda indústria que visita Minas Gerais questiona sobre produção e distribuição de gás, e o novo negócio vai afetar todo o estado. “O gasoduto vai permitir o funcionamento de outros setores, porque hoje, toda empresa que quer investir em Minas indaga do gás. Por isso, o gasoduto do Triângulo, que vai atender a Uberaba e depois também a Uberlândia, teremos também para Governador Valadares, compromisso nosso, já está pronto até Belo Oriente, e também os estudos para que ele vá de Poços de Caldas a Pouso Alegre, no Sul de Minas”, concluiu.
Serenidade
O prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PMDB), ex-ministro dos Transportes, elogiou nesta quinta-feira, em discurso, "a serenidade" dos primeiros dias do governo de Dilma. Ele também elogiou o empenho da presidente em exercício da Petrobras, Maria das Graças Foster na viabilização da unidade em Uberaba. O titular da estatal petroleira, Sergio Gabrielli, está em férias.
