(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BC antecipa cronograma de implantação das recomendações do terceiro acordo de Basileia


postado em 17/02/2011 18:40

O Banco Central enviou comunicado nesta quinta-feira ao sistema financeiro, no qual avisa que vai antecipar o cronograma de implementação de regras prudenciais, recomendadas pelo Comitê de Basileia para Supervisão Bancária com vistas a melhorar a estrutura de capital dos bancos e de requerimentos de liquidez.

A principal recomendação é no sentido de as instituições financeiras reservarem cada vez mais capital próprio para fazer frente a eventuais crises financeiras, como a de 2008. Pelo acordo Basileia 2, de 2007, os bancos têm que dispor de pelo menos 11% do valor emprestado, como margem de segurança, e com o Basileia 3 o nível de liquidez deve subir um pouco mais, embora não haja definição exata de percentual.

De acordo com o Comunicado 20.615 do BC, o Basileia 3 sugere que o aumento de capital complementar comece a vigorar em janeiro de 2014, em todo o mundo, com término previsto em janeiro de 2018. Mas os bancos brasileiros devem antecipar a determinação para julho de 2012, de modo a que a implementação gradativa seja ainda mais tranquila.

A ideia é fazer com que as instituições brasileiras se adaptem mais facilmente ao reforço exigido na base de capital, como afirmou o chefe do Departamento de Normas do Sistema Financeiro do Banco Central, Sérgio Odilon, pois “quanto antes começarmos, menos brusca será a implantação”.

Odilon lembrou, contudo, que os bancos brasileiros “estão em posição mais confortável de liquidez e de capital do que [os bancos] no resto do mundo”, em decorrência de regras prudenciais que permitiram ao país sair mais cedo, inclusive, da recente crise financeira. Mas, sempre é recomendável aperfeiçoar a capacidade de absorver choques do sistema financeiro para manter a estabilidade e promover o crescimento econômico sustentável, alertou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)