(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pesquisa da CDL vê cautela no consumidor


postado em 30/12/2008 08:02 / atualizado em 08/01/2010 03:53

Clientes apressados, mas cautelosos. Esse foi o perfil dos consumidores que compraram presentes de Natal nas lojas de Belo Horizonte. Segundo levantamento das consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL/BH) entre os dias 19 e 24, houve um aumento nas vendas de 23,4%, frente ao registrado na semana anterior, o que demonstra que a maioria deixou suas compras para última hora.

Porém, na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta no movimento de consultas foi de apenas 0,11%. O indicador revela que foi forte a opção pelo pagamento à vista, para evitar o endividamentos para o ano que tem início depois de amanhã.

Segundo a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, apesar da turbulência financeira econômica mundial, o consumidor não deixou de comprar seus presentes de Natal. “Ainda houve um reflexo do aumento do emprego e da renda no decorrer de 2008”, lembra. Porém, quando evitam parcelar as compras indicam que há uma “preocupação com o que está por vir em 2009”.

Ana Paula Bastos observa também redução no valor médio gasto com os presentes, que ficou entre R$ 50 e R$ 100. No ano anterior, a maioria desembolsou de R$ 101 a R$ 250 com as compras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)