(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Crise mudou forma como economistas vêem o mundo, diz autor


postado em 10/12/2008 12:09 / atualizado em 08/01/2010 03:57



O economista Richard Thaler diz que não ficou tão chocado como Alan Greenspan, o ex-presidente do banco central americano, com a atual crise. Um grande defensor da liberdade de mercado, Greenspan disse que não esperava que tantos erros fossem cometidos pelos mercados e que ele fosse incapaz de se auto-regular.

Para Thaler, a irracionalidade dos mercados não é uma surpresa e a atual crise pode gerar uma mudança profunda no pensamento econômico dominante, segundo o qual o mercado é formado por agentes econômicos racionais, capazes, em última instância de fazer as melhores escolhas para si mesmos.

Economista comportamental da Universidade de Chicago, ele descreve no seu mais recente livro (Nudge: O empurrão para a escolha certa) como as pessoas podem – e devem - ser ajudadas a fazer melhores escolhas econômicas sem perder liberdade. Essa é, aliás, a tese central de um movimento criado por ele com o estranho nome de "paternalismo liberal".

Thaler está no Brasil nesta semana para lançar seu livro e falou antes de chegar ao Brasil, por telefone, com a BBC Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)