(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Citroën decide antecipar férias coletivas e vai rever metas de crescimento


postado em 27/11/2008 09:03 / atualizado em 08/01/2010 04:00

Ribeirão Preto, SP - O presidente da Citroën do Brasil, o francês Jean Louis Orphelin, 62, disse na quarta-feira em Ribeirão Preto (SP) que a empresa vai antecipar as férias coletivas dos 3.500 funcionários da fábrica de Porto Real (RJ) e que já reviu as metas de crescimento de vendas para este ano e também para o próximo.

A Citroën, que teve um aumento de vendas de 55,94% nos primeiros dez meses deste ano em relação ao mesmo período de 2007 contra 17% de alta do mercado de carros, reduziu suas expectativas de crescimento de vendas deste ano de 80 mil unidades para 70 mil. Para 2009, a previsão baixou de 100 mil carros para 84 mil, "com otimismo". Orphelin afirmou, no entanto, que a rede mantém a previsão de alcançar 3% de market share (participação no mercado) no país em 2009 (hoje, a marca detém 2,65%).

Os funcionários da fábrica vão entrar de férias no próximo dia 8 e voltam em 5 de janeiro. Segundo Orphelin, ainda não há previsão de demissões no Brasil, embora o grupo deva cortar cerca de 3.550 empregos no mundo.

Apesar das medidas, Orphelin se diz otimista. "A crise chegou no Brasil mais tarde e vai terminar mais cedo do que em outros países porque os fundamentos da economia estão muito bons." Para ele, a crise atual, que já provocou uma queda de 25% nas vendas de carros no Brasil neste mês em relação a novembro de 2007, é mais de confiança do que real. "Tudo está alimentando a psicose da crise. Só falamos de crise." O problema real, segundo ele, é que aumentou o custo do crédito, com juros mais altos, e os bancos diminuíram os prazos.

O francês disse que os investimentos no Brasil estão mantidos, assim como os lançamentos em 2009 -C4 Picasso em janeiro, C4 hatch quatro portas em fevereiro e o C5 em julho.

Segundo Domingos Boragina, diretor de desenvolvimento da rede, a empresa mantém a previsão de inaugurar 20 ou 22 novas concessionárias no Brasil em 2009. "O Brasil é onde a marca Citroën mais cresce e onde sofre menos com a crise." Boragina e Orphelin estiveram em Ribeirão Preto para a inauguração da Independance, a segunda concessionária da marca na cidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)