(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mitsubishi Motors anuncia 1.100 demissões temporárias no Japão


postado em 27/11/2008 08:47 / atualizado em 08/01/2010 04:00

A fabricante japonesa de veículos Mitsubishi Motors anunciou nesta quinta-feira 1.100 demissões temporárias no Japão para adaptar a produção à queda da demanda mundial.

A Mitsubishi Motors se une assim a Toyota, Nissan, Mazda e Isuzu na lista de montadoras japoneses que cortarão postos de trabalho para tentar superar a brutal queda de demanda, especialmente nos Estados Unidos, provocada pela crise econômica.

Os contratos de 1.100 trabalhadores temporários das cinco fábricas japonesas do grupo não serão renovados no fim de março de 2009. Dessa forma, a empresa reduzirá em um terço o contingente de funcionários temporários.

Na semana passada, a Toyota Motor anunciou a paralisação por dois dias no mês de dezembro a produção em todas as fábricas nos Estados Unidos e no Canadá, em conseqüência da redução da demanda no mercado da América do Norte.

A Toyota não revelou quantos veículos deixará de fabricar nos dois dias. As instalações da Toyota nos Estados Unidos e Canadá produziram 1,636 milhão de carros em 2007. As vendas de automóveis da marca Toyota nos Estados Unidos caíram 25,9% em outubro em comparação com o mesmo mês em 2007, de acordo com a empresa. O mercado americano está à beira do colapso por causa da crise econômica.

A Nissan, por sua vez, deve encerrar o segundo semestre deste ano sem registrar lucro, disse o presidente do grupo formado pela empresa japonesa e pela francesa Renault, Carlos Ghosn, ao "The Wall Street Journal" ("WSJ") no último dia 19. Para a Renault, Ghosn diz que deve obter uma margem de exploração de 2,5% em 2008, já que a previsão inicial do grupo (6%) não levava em consideração a crise econômica mundial.

No mês passado, a Nissan informou o fechamento de 3.500 empregos em fábricas da Espanha, Japão e Estados Unidos. O vice-presidente do grupo, Joji Tagawa, havia afirmado à época que antes do fim do ano serão suprimidos 2.500 postos de trabalho permanentes em Barcelona e nos Estados Unidos, assim como mil empregos temporários no Japão.

No último dia 17, o governo do Japão informou que o país entrou em recessão no terceiro trimestre de 2008, ao registrar uma contração de 0,1% na economia, depois de ter registrado queda de 0,9% (dado revisado) no segundo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)