(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Confiança do paulistano cai em novembro, aponta Fecomercio


postado em 10/11/2008 18:20 / atualizado em 08/01/2010 04:04


O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) do paulistano, apurado mensalmente pela Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), apresentou queda em novembro, com variação negativa de -4,5% sobre outubro, aos 132,6 pontos. Sobre o mesmo mês do ano passado, a queda foi de 3% (136,7 pontos). O ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar.

A taxa é composta pelo ICEA (Índice das Condições Econômicas Atuais) e o IEC (Índice das Expectativas do Consumidor). Em novembro, o ICEA, que sonda como o entrevistado percebe a sua situação atual, caiu 5,3% em relação a outubro (130,2 pontos). Já a percepção em relação ao futuro teve queda de 4%, atingindo 134,2 pontos.

Segundo a Fecomercio, o resultado do ICC em novembro, "embora tenha apresentado um arrefecimento em relação a outubro, ainda encontra-se em um patamar de otimismo". "Entretanto, existem evidências que essa queda já é uma tendência de retrações futuras em face aos desdobramentos do cenário internacional, notadamente do reflexo que a crise americana possa ter sobre o setor real de atividade econômica", afirma a entidade em nota.

Para a Fecomercio, o otimismo do consumidor para os próximos meses dependerá dos reflexos da crise internacional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)