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Estado de Minas

Em tempos de crise, comércio prepara armas para o Natal


postado em 23/10/2008 08:00 / atualizado em 08/01/2010 04:09

Estratégias sutis e decorações arrojadas estão entre as armas dos shopping centers da Região Metropolitana de Belo Horizonte para garantir o crescimento de vendas no Natal, mesmo com o cenário de crise que assolou a economia mundial. Os preparativos para a época mais lucrativa do varejo estão em curso e há até lojista recebendo conselhos de renomado chef de cozinha para garantir a excelência na hora de atender o cliente. O importante é não perder negócios.

Na terça-feira, os lojistas dos shoppings do Grupo Multiplan – BH Shopping, Diamond Mall e Pátio Savassi –, participaram de treinamento com o chefe do restaurante paulistano D.O.M., Alex Atala, que traçou um paralelo entre o seu trabalho e o dos comerciantes para explicar que o atendimento tem de ser “impecável, mesmo em situações de estresse e falta de tempo”. “No Natal temos uma explosão de demanda e todos têm de estar preparados”, explica a gerente de Marketing do BH, Lívia Klein, que receberá o Papai Noel no shopping no próximo dia 15.

A gerente de Marketing do Diamond, Flávia Louzada, lembra que para não registrar reflexos da crise têm de estar preparados para “dar respostas rápidas”. “Todos têm de ficar com um olho no peixe e outro no gato”, afirma. No centro de compras, o Natal será aberto em 16 de novembro.

Pátio Savassi, Shopping Cidade, Del Rey, ItaúPower Shopping e ViaShopping Barreiro vão sair na frente para receber o Papai Noel, em 8 de novembro. O Minas apostou em 9 de novembro. A princípio, a decoração será o maior atrativo para vendas. Os sorteios de grandes prêmios foram descartados pela maioria. “Os clientes vão procurar mais as ofertas, por isso, apostamos no nosso tema, que é o Natal dos brinquedos gigantes, com um urso enorme que fala e toca violino”, conta o gerente de Marketing do Itaú, Renan Fernando.

Já no Cidade, o Natal no gelo, com a devida pista de patinação gelada, é que será responsável por fazer a diferença, na opinião da gerente de Marketing Carolina Vaz. Lucy Jardim, do Minas, apostou na casa do Papai Noel e Germana Hardman, do Del Rey, elegeu como tema a grande noite de Natal. Até então, apesar da crise, a previsão dos shoppings é de crescimento de vendas entre 12% e 25%, frente 2007.


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