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Estado de Minas

Megaclassificados: Inovação gráfica e mais conteúdo editorial


postado em 19/10/2008 06:00 / atualizado em 08/01/2010 04:09

Leva a assinatura da Solution, do publicitário Fernando Campos, a campanha de divulgação do Megaclassificados, uma ampliação dos cadernos de classificados do Estado de Minas, aos domingos. Todo o projeto de reformulação foi desenvolvido pelos departamentos de Produto e Marketing do EM, e a agência, por meio de anúncios, filmes na TV e spots, se incumbiu de apresentar aos leitores e anunciantes do jornal o novo formato dos Classificados: quatro cadernos com conteúdo editorial, formato standard, novo projeto gráfico, mais ofertas, mais serviços e proximidade com os leitores.

INTERATIVIDADE Andréia Zuqui, gerente de produto dos Diários Associados, afirma que “a idéia é apresentar um conteúdo mais próximo do leitor, com mais prestação de serviços e interatividade”. Para isso, diz, o conteúdo de todos os cadernos foi reformulado e ampliado. As maiores mudanças, contudo, estão nos cadernos de Trabalho & Formação Profissional – o antigo Emprego – e também no novo Negócios & Oportunidades. “A reformulação de todos os índices para melhor visualização das seções, a modernização do layout e a reorganização das ofertas foram feitas para atender ainda melhor as mais de 262 mil pessoas que, somente em BH, consultam os classificados do Estado de Minas com interesse em comprar ou vender um bem, encontrar um emprego ou uma boa oportunidade de negócio”, afirma.

O projeto desenvolvido pelo jornal traz a proposta de aumentar a abrangência editorial com maior enfoque não só em compra e venda, mas também em aluguéis, construção e reforma, vida em condomínio e soluções de decoração práticas e econômicas. “A participação do leitor será valorizada, com espaço para dúvidas e sugestões”, frisa Zuqui.

CAMPANHA O diretor de Criação da Solution, Alexandre Level, explica que a campanha Megaclassificados, criada pela agência, veio agregar ainda mais valor ao conceito “feras em vender”. No novo formato, os classificados ganham maior dimensão, visibilidade e impacto, com os bichos – as “feras” – continuando a dar suporte aos cadernos de pequenos anúncios, os PA.

A campanha criada pela Solution tem a seguinte ficha técnica: direção de criação, Alexandre Level; criação, Débora Nogueira e Marina Drumond; mídia, Frederico Monte Alto e Elen Nascimento; atendimento, Lucas Ribas. Aprovação: Andréia Zuqui, Eliene Pires e Maria José Souza Carmo.


Divulgação
As peças criadas pela Tom traduzem a especificidade do empreendimento, reforçando seus diferenciais
“A VIDA GIRA EM TORNO DE VOCÊ”.CRIAÇÃO DA TOM PARA A SOMATTOS

A campanha da Tom Comunicação para o novo empreendimento da Somattos Engenharia, construtora referência no mercado mineiro, é um verdadeiro sucesso. Com menos de um mês no ar, mais de 40% dos apartamentos do L’Unico Residencial já foram comercializados.

A linha criativa e o conceito “L’Unico. A vida gira em torno de você” foram baseados na localização privilegiada do residencial. Rodeado pelos melhores endereços da cidade, o empreendimento também reúne outras vantagens que o tornam único, como um projeto inteligente e a excelente condição de pagamento.

DIFERENCIAIS “Tanto o nome quanto o layout da campanha desenvolvidos pela Tom traduzem bem a especificidade do empreendimento, reforçando seus diferenciais”, destaca Vinicius Alzamora, diretor de criação da Tom. Para o diretor comercial da Somattos, Humberto Mattos, a agência foi genial quanto à escolha do nome. “O conceito da campanha ficou muito forte e atrelado ao produto. O nome L’Unico conseguiu transparecer a exclusividade e a singularidade do residencial”, destaca Mattos.

As imagens da campanha são modernas e refletem a atitude dos futuros moradores do residencial. Ilustrações de importantes pontos da cidade, como a Praça da Liberdade e o Chevrollet Hall, formam um círculo ao redor dos personagens, representando que o melhor da vida gira em torno do empreendimento.

Ficha técnica: direção de Criação, Vinícius Alzamora; criação, Cacate Almeida, Flávia Rennó, Luiz Otávio Ferreira, Paulo Alvim e Rogério Fernandes; diretora de Planejamento, Adriana Machado; planejamento, Caroline Marinheiro; atendimento, Maria Cristina Bello e Bárbara Viana; mídia, Marisa Gurgel e Natália d’Alcântara; produção gráfica, Evaldo Lacerda, Carolina Fernandes e Gustavo Torres; ilustração, Menote; fotografia, Lumini. Aprovação: Humberto Mattos, Francisco Mattos e Patrícia Freitas.

RC REFORÇA PLANEJAMENTO E MÍDIA


A RC Comunicação acaba de anunciar duas novidades em seu time de profissionais. Em outubro, a equipe da agência ganhou mais energia com a chegada de Cláudia Câmara, nova diretora de planejamento, e Daniella Araújo, que agora responde pela Gerência de Mídia. Álvaro Resende, diretor-presidente da RC, afirma que as mudanças trouxeram ainda mais consistência à agência, que usa as diferentes vivências de profissionais já consagrados pelo mercado, como Cláudia Câmara, para temperar a vitalidade de profissionais formados pela própria agência, a chamada prata da casa, como é o caso de Daniella Araújo.

INTEGRAÇÃO Álvaro lembra que as duas profissionais têm em comum a crença na filosofia de trabalho da RC, em que planejamento, mídia e criação trabalham de forma totalmente integrada. “As mudanças na equipe são sempre importantes, porque trazem novas experiências, novas idéias para a agência. Mas, sempre que incorporamos alguém à equipe, procuramos profissionais que valorizem a visão integrada da comunicação e do marketing e que tenham foco em resultados, porque essa é a cultura da RC”, diz o publicitário.

Daniella Araújo, que iniciou sua carreira profissional há sete anos, já no Departamento de Mídia da RC, não esconde seu entusiasmo: “Estou muito feliz com essa conquista, que amplia meu espaço de trabalho, de acordo com a filosofia da RC. A agência tem por princípio o trabalho conjunto, desde o briefing até a apresentação dos resultados das ações aos clientes”, diz. Cursando MBA em marketing estratégico na PUC, ela acredita que muitas vezes uma boa idéia pode partir da mídia, e não necessariamente do planejamento ou da criação.

A nova diretora de planejamento, Cláudia Câmara, concorda e vai além: “Minha grande contribuição à equipe é justamente essa, de assegurar que todos os setores da agência pensem e atuem de forma estratégica. Vejo o pensamento estratégico como uma filosofia, o jeito mais inteligente e produtivo de se fazer uma comunicação vencedora, em que a informação abra caminhos para a melhor criação e as idéias voem a partir de uma base bem estruturada rumo a um objetivo bem definido”.

Cláudia iniciou sua carreira na DNA como redatora, passou para diretora de criação e migrou naturalmente para o planejamento. Vários cursos de especialização na área e vivência em algumas das maiores agências de Minas não arrefeceram seu prazer de escrever. Faz eventuais incursões pelo mundo da literatura – já foi finalista do Prêmio Jabuti – e pelo cinema, tendo roteiros produzidos pela francesa La Parisienne d'Animation.


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