(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa de consumidor pede à Anatel mais competição


postado em 16/10/2008 13:06 / atualizado em 08/01/2010 04:11

Entidades de defesa dos consumidores pediram nesta quinta-feira à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que adote medidas para fomentar a competição entre as empresas do setor. Durante o debate promovido pela agência na sessão que analisa a reformulação do Plano Geral de Outorgas (PGO), a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Estela Guerrini, disse que, se as mudanças no PGO forem mantidas como estão, "os únicos interessados serão as concessionárias", disse.

A advogada defende o ponto de vista de que a Anatel precisa pôr em prática medidas para fortalecer a concorrência, como a desagregação de redes e a separação funcional dos serviços de internet rápida (banda larga) das concessionárias de telefonia fixa local.

A consultora Flávia Lefévre, da Fundação Pro Teste de defesa do consumidor, pediu a suspensão do processo de reformulação do PGO para que, antes, sejam implantadas medidas que incentivem a competição. Segundo ela, em virtude do prazo de 20 de dezembro estabelecido pela Oi para concretizar a compra da Brasil Telecom (BrT), "inverteu-se a ordem legal" de apreciação do PGO, que deveria ser feita depois de uma revisão da Lei Geral de Telecomunicações (LGT). Flávia Lefévre disse que a eventual fusão entre Oi e BrT vai provocar uma "concentração nefasta" no setor.

A assistente de Direção da Fundação Procon de São Paulo, Fátima Lemos, também pediu que a reformulação do PGO incorpore medidas para aumentar a concorrência. Na avaliação dela, o setor de telefonia fixa hoje tem uma "excessiva concentração", que está migrando para a transmissão de dados.

O consultor e ex-ministro das Comunicações Juarez Quadros afirmou que o poder público tem de estar atento às questões da concorrência no setor de telecomunicações. "Alterações no PGO têm de ser estudadas mediante critérios bem definidos, para que não haja concentração excessiva", disse.

Liminar

A procuradora-geral da Anatel, Ana Luiza Valadares, informou hoje que a agência deu entrada no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em Brasília, com um pedido de suspensão de segurança para tentar cassar a liminar concedida pela 13ª Vara da Justiça Federal. A liminar, editada ontem à noite a pedido da Associação de Autorizados de SCM e Provedores de Internet (Abramulti), suspendeu a votação do artigo do PGO que permitiria a fusão entre duas concessionárias e a conclusão da compra da BrT pela Oi.

Ana Luiza disse que conversou com o presidente em exercício do Tribunal, desembargador Antônio Ezequiel da Silva, que prometeu uma decisão para até as 17 horas desta quinta-feira.

A procuradora afirmou ainda que a Anatel poderá continuar com a votação do Plano Geral de Atualização da Regulamentação das Telecomunicações (PGR), mas que, em relação ao PGO, a procuradoria ainda está avaliando qual o procedimento será adotado. Ela ressaltou, no entanto, que está otimista e que acredita que a liminar será cassada. O PGO está previsto para ser votado às 18 horas, caso a liminar seja cassada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)