(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HONRARIA

OAB de SP cria Medalha Tereza de Benguela para homenagear advogadas negras

A medalha foi proposta por Dione Almeida, primeira mulher negra a ocupar a presidência da OAB-SP em 91 anos


29/09/2023 15:24 - atualizado 29/09/2023 17:40
1156

Pintura associada à Tereza de Benguela
Pintura do suíço Félix Edouard Vallotton, comumente associada a Tereza de Benguela (foto: Reprodução)
A Ordem dos Advogados de Brasil de São Paulo (OAB-SP) criou a Medalha Tereza de Benguela na última segunda-feira (25). O prêmio tem como objetivo homenagear advogadas negras que contribuíram para a história da entidade em prol a justiça e igualdade.

 

Líder do Quilombo do Quariterê no século XVIII, Tereza de Benguela, a escravizada que virou rainha, é considerada por muitos um dos grandes símbolos nacionais de liderança contra a colonização. 

A data escolhida para a distribuição das medalhas foi 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 

A honraria foi proposta pela diretora secretária-geral adjunta da seccional paulista, Dione Almeida, quando assumiu a presidência interina da OAB-SP, sendo a primeira mulher negra a ocupar o cargo em 91 anos.

“São 251 subseções no Estado de São Paulo, onde mulheres negras dedicam seu tempo para a advocacia, e elas precisam ter esse trabalho reconhecido. A medalha não vem apenas para homenagear as inscritas na OAB SP e combater o apagamento dessas mulheres, agradecendo por seus trabalhos prestados, mas também para registrar os nomes de todas as mulheres negras que contribuíram para a história da OAB SP”, explicou.
Ana Carolina Lourenço, vice-presidente da Comissão da Mulheres Advogadas da OAB SP, também se manifestou sobre a medalha, ressaltando a sua importância:

Esta não é apenas uma medalha, mas uma manifestação tangível de nossa gratidão, respeito e compromisso com aquelas que com sua dedicação e esforço tem moldado a advocacia paulista”, afirmou Ana Carolina.
 
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)