(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Cotidiano

Prefeitura de SP recua, e bandeira LGBT+ será novamente estendida no Theatro Municipal

Após crise interna, a Coordenação de Políticas para LGBTI+ conseguiu articular o retorno da bandeira


27/06/2023 11:00 - atualizado 27/06/2023 13:37
1156

Theatro Municipal
(foto: Divulgação/Fabiana Stig/Theatro Municipal)
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A bandeiras LGBTQIA+ que foram retiradas da fachada do Theatro Municipal de São Paulo, na capital paulista, serão colocadas de volta na quarta-feira (28), data em que é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBT+.

 

A decisão da Secretaria Municipal de Cultura de SP de retirar as faixas no dia 14 deste mês espantou ativistas da causa e integrantes do Municipal e gerou uma crise interna.

 

 

O retorno foi articulado pela Coordenação de Políticas para LGBTI+, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A coordenadora da pasta, Leonora Áquilla, afirma à coluna que procurou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) pessoalmente e explicou a importância da data.

 

Ele, então, teria dado o aval. As bandeiras ficarão expostas apenas na quarta (28) e serão retiradas no dia seguinte.

 

Na época do episódio, funcionários do complexo cultural, artistas e apoiadores da causa LGBT+ realizaram um abaixo-assinado e classificaram a iniciativa, e a forma como a bandeira foi retirada, como "um ataque".

 

O texto dizia que funcionários da Fundação Theatro Municipal pediram a retirada da bandeira "sem oferecer nenhuma justificativa". Em uma troca de emails, a Sustenidos, organização social que tem contrato com a Fundação para administrar o teatro, afirmou discordar da iniciativa.

 

A Sustenidos disse, em nota enviada à coluna, que a bandeira foi retirada "pela equipe da Fundação Theatro Municipal [ligada à secretaria de Cultura], sem concordância da Sustenidos".

 

 

A Secretaria Municipal de Cultura afirmou que a remoção da bandeira "se deu pelo fato da rotatividade das atividades do espaço, sendo necessárias alterações constantes em sua fachada, propiciando assim o regular andamento das atividades".

 

O episódio fez com que a Bancada Feminista, mandato coletivo do PSOL na Câmara de São Paulo, protocolasse uma ação popular na Justiça de São Paulo pedindo que a Fundação Theatro Municipal voltasse a erguer as bandeiras.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)