(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM BH

Projeto oferece formação antirracista sobre democracia para jovens negros

Tema será 'Democracia Viva' e contará com encontros híbridos por dois meses; inscrições são gratuitas e vão até 21 de maio


28/04/2023 14:31 - atualizado 28/04/2023 15:03
1156

Jovens participantes do projeto Jovem Líder do Futuro em frente a um mural com a logo da JNP
JNP promove mais uma edição do projeto Jovem Líder do Futuro (foto: Marcela Fotografias/Divulgação)

Entre 26 de abril e 21 de maio, jovens autodeclarados negros (pretos e pardos) de 18 a 30 anos residentes de contextos periféricos de Belo Horizonte (MG) poderão se inscrever para o Jovem Líder do Futuro - Democracia Viva. O projeto é gratuito, promovido pela Juventude Negra Política (JNP) e selecionará 20 candidatos para participar de encontros híbridos (presenciais e virtuais) para discussões sobre a democracia.

O processo seletivo terá duas etapas: a primeira será a fase de inscrições, enquanto a segunda consistirá na análise pela comissão interna. Serão levados em consideração critérios como diversidade de gênero, território e objetivos profissionais, além de afinidade do perfil do candidato com os valores da JPN e o interesse do participante em desenvolver conhecimentos relacionados a iniciativas de impacto social, liderança, antirracismo, democracia, entre outros que podem ser conferidos no edital do projeto.

O projeto terá duração de dois meses e focará na formação e capacitação dos participantes de acordo com os pilares de Liderança, Democracia na Prática e Comunicação de Causa. Os jovens selecionados também desenvolverão hard e soft skills nas áreas de democracia, antirracismo, liderança, gestão de projetos, reflexão crítica sobre temas políticos e justiça social.

O foco desta edição é Democracia Viva, compreendendo a democracia como possibilidade de mudança social e garantia de direitos, além de apresentá-la como a mais importante ferramenta de educação política, comunicação de causas, direitos humanos e mobilização social.

"A democracia é um sistema muito importante, pois foi responsável por tirar a sociedade da barbárie. Nos últimos anos, a democracia deixou de ser um valor defendido pelos cidadãos em muitas cidades do mundo e acabou abrindo precedentes para o retorno de sistemas autocráticos, sem a garantia das liberdades individuais”, relata Dú pente, gerente do projeto e Diretor Executivo da JNP.

Parceiros estratégicos da JNP e apoiadores institucionais do projeto também participarão dos encontros com as “Zonas de Diálogos”, abordando temas complementares e transversais à trilha de impacto, como Inovação e Tecnologia; Intercâmbio e Oportunidades de Estudar nos EUA; e Antirracismo na Prática.
 

O projeto e a JNP

Projeto Jovem Líder do Futuro nasceu com a intenção de estimular politicamente jovens negros de toda a extensão da capital mineira que têm interesse em se tornar lideranças ou em aprimorar suas habilidades em diversas áreas do conhecimento. Teve sua primeira edição em 2019 e não aconteceu em 2020 em decorrência da pandemia da COVID-19. Em 2021, voltou à ativa em formato online e retornou, de maneira híbrida, em 2022 com o tema “Meu Voto Decide”, com foco nas eleições gerais.

O projeto é realizado pela JNP, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) apartidária que promove projetos de educação cívica para jovens negros da capital mineira. Para a JNP, essas pessoas podem se tornar agentes transformadores que fortalecem a democracia na América Latina por meio da cidadania, participação cidadã e ocupação proporcional de raça e gênero dos espaços de tomada de decisão.

O projeto também está alinhado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e à Agenda 2030 proposta pela ONU nos critérios de Educação de Qualidade, Redução de Desigualdades e Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Ben Hur Samuel, participante da edição de 2022, considera que o projeto ensina com profundidade o que é ser antirracista e é, além de uma jornada de conhecimento político, é um caminho para o autoconhecimento.

“Dá voz àqueles que são apartados do seu lugar de fala. [O projeto] me ensinou a buscar e reconhecer o movimento negro político e a ser crítico com as nossas próprias ideologias para entender que a coletividade faz parte do aprendizado”, explicou.
 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)