(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REPARAÇÃO HISTÓRICA

Barbados cobram indenização a ator da Marvel por antepassado escravagista

Antepassados de Benedict Cumberbatch possuíam fazenda com mais de 250 escravos nos séculos XVIII e XIX em Barbados


04/01/2023 11:06 - atualizado 04/01/2023 14:58

Benedict Cumberbatch, usando terno e gravata preto com camisa branca, na na cerimônia do OScar
Benedict Cumberbatch é citado por movimento que exige reparação pelo passado escravagista de sua família (foto: VALERIE MACON)


Conhecido por interpretar Sherlock Holmes e Doutor Estranho no Universo Cinematográfico da Marvel, Benedict Cumberbatch e sua família são alvo da Força-Tarefa Nacional de Barbados sobre Reparações e parte da Comissão de Reparações da Caricom (Caricom), um movimento para obter reparações pela escravidão nos Barbados, na América Central. 

“Todos os descendentes de proprietários de plantações brancos que se beneficiaram do tráfico de escravos devem pagar indenizações, incluindo a família Cumberbatch”, afirmou o secretário-geral do Movimento das Caraíbas pela Paz e Integração, David Denny, ao jornal britânico The Telegraph.

O sétimo bisavô de Benedict, Abraham Cumberbatch, comprou uma plantação de cana-de-açúcar Cleland em Saint Andrew, Barbados, no ano de 1728. O local utilizou a mão de obra de cerca de 250 escravos até que a escravidão foi abolida no país em 1834. Quando a plantação foi forçada a fechar, a família Cumberbatch recebeu £ 6.000 em compensação pela perda de “propriedade humana”, o equivalente a £ 3,6 milhões em valores atuais.

Barbados foram a "joia da coroa” da economia escravista do Império Britânico e mantidos como colônia até 2021, quando se tornaram república. O então Principe Charles compareceu à cerimônia de independência da Ilha e reconheceu o passado de escravidão e sofrimento. No entanto, o Reino Unido ainda não ofereceu um pedido formal de desculpas ou restituição.

A vida imita a arte

Benedict Cumberbatch interpretou o papel do proprietário da plantação William Pitt no longa Jornada pela Liberdade (2006), que retrata a batalha para abolir a escravidão na Grã-Bretanha. Na época o ator disse ao The Daily Mail que viu o papel como um "tipo de pedido de desculpas" pela participação de sua família no tráfico de escravos.

Cena do filme Jornada Pela Liberdade
Benedict Cumberbatch interpretou um senhor de escravos em Jornada pela Liberdade (2006) (foto: Reprodução/Swen Filmes)


Em 2015 Benedict também revelou que sua mãe, Wanda Ventham, certa vez o aconselhou a não usar seu sobrenome Cumbarbatch profissionalmente, para não atrair o interesse da mídia no caso de uma busca dos descendentes de escravos de Barbados por reparação, como está ocorrendo no momento.

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)