(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DESIGUALDADE RACIAL

Cedra: nova ferramenta de combate à desigualdade racial no Brasil

O Cedra catalisa e analisa dados de fontes oficiais e disponibilizam em uma linguagem acessível e descomplicada para todos


19/12/2022 08:00 - atualizado 19/12/2022 11:42

Evento de lançamento da plataforma Cedra, um telão mostra os dizeres: Lançamento da plataforma aberta de dados raciais. Em frente ao telão está uma mulher vestida de branco em um púlpito
o Cedra é uma plataforma que catalisa e analisa dados sobre desigualdade social no Brasil e disponibiliza para a população, fomentando o debate de qualidade (foto: Cedra/Divulgação )


A plataforma Cedra, que utiliza dados estatísticos oficiais para explicitar as desigualdades raciais no Brasil cruzando esses dados de maneiras inéditas, e traduzindo em uma linguagem acessível e descomplicada. O objetivo da plataforma é disponibilizar informação para a população a fim de promover a reflexão e uma sociedade mais igualitária.

O Cedra é uma instituição independente e apartidária criada por especialistas em ciência de dados e pensadores da questão racial. A plataforma disponibiliza dados estatísticos oficiais e informações de qualidade que mostram que a desigualdade do Brasil é um problema complexo, social e coletivo, não apenas comportamental ou individual.

“Os dados das questões raciais são sobrepostos. Então a gente vai ter informações sobre os negros e os não negros para comparar e verificar o nível de desigualdade racial em cada área da sociedade. É importante ter dados sobre a questão raciais para falar não em cima de opiniões, mas de dados oficiais”, explica Marcelo Tragtenberg, integrante do Conselho Deliberativo do Cedra.

Marcelo ainda explica que o Cedra tem o diferencial de olhar para todas as dimensões da questão racial no Brasil, apresentando os dados de forma amigável e propondo novos olhares e, consequentemente, a formulação de novas perguntas.
 
Para mostrar o panorama geral das desigualdades raciais no Brasil, foram utilizados dados do Censo de 2010 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) entre os anos de 2012 e 2019, e organizados em eixos temáticos. É possível navegar pelos temas população, condições do domicílio, escolaridade, ocupação e distribuição de renda.

A interseccionalidade é um fator importante, as mulheres negras e os jovens foram definidos como foco das análises, assim como o impacto da Lei de cotas para estudantes negros no Ensino Superior Federal.

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)