(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATIVISMO INDÍGENA

Alice Pataxó é indicada como uma das mulheres mais influentes do mundo

Indígena, ativista e influencer, Alice aparece na 75ª posição na lista BBC 100 Women 2022, que reconhece as 100 mulheres mais influentes do mundo


12/12/2022 10:53 - atualizado 12/12/2022 11:16


Foto mostra Alice Pataxó, usando cocar azul e pinturas corporais típicas de sua etnia
Alice Pataxó, de 21 anos, está na lista das 100 mulheres mais influentes do mundo da BBC (foto: Reprodução/Instagram)


Alice Pataxó é um dos nomes na lista das 100 mulheres mais influentes do mundo em 2022 pela BBCA.  A ativista do clima, jornalista e influencer aparece na lista com as brasileiras Erika Hilton, primeira mulher trans negra a ser eleita deputada federal no Brasil, e a senadora Simone Tebet.
 
Ela foi indicada pela ativista Malala Yousafsai. “Estou muito orgulhosa de indicar Alice Pataxó para a lista das 100 Mulheres da BBC deste ano. O compromisso inabalável de Alice em lutar pela ação climática, igualdade de gênero e direitos indígenas me dá esperança de que um mundo sustentável e mais igualitário esteja ao nosso alcance”, declarou Malala à BBC.
 
A indígena comemorou a indicação agradecendo pelo reconhecimento da luta e conquistas dos povos indígenas. Disse ainda que é uma alegria estar ao lado de mulheres com histórico de luta pela verdade, dignidade e pelos Direitos Humanos, citando Erika Hilton, Billie Eilish e Malala.

“Agradeço e choro de emoção ao citar minha aldeia, que entende minha ausência, que sofre e sorri comigo, que entende a importância de viver essa luta (ainda que um pouco distante de casa)”, escreveu Alice em sua conta no Instagram.

Ativista indígena 

Natural de Prado, Sul da Bahia, Alice é jornalista e criadora de conteúdo nas redes sociais. No YouTube criou o canal Nuhé, usando o termo que se refere à resiliência dos povos indígenas no Brasil, onde trata da defesa dos biomas brasileiros, debate a demarcação de terras indígenas e busca difundir conhecimentos sobre os povos indígenas e seus costumes, em especial os Pataxós, etnia a qual pertence.

Em 2021 participou da 26ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 26), em Glasgow, na Escócia, e foi homenageada com o troféu Transforma MIAW, prêmio da MTV em reconhecimento a pessoas que impactam positivamente a sociedade.



A indicação à lista de 100 mulheres mais influentes do mundo é um reconhecimento por dar visibilidade sobre como as recentes políticas ambientais e agrícolas do governo brasileiro ameaçam os direitos indígenas à terra e por sua busca em desafiar as visões coloniais sobre as comunidades indígenas lançando luz sobre os assassinatos de ambientalistas.


Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)