(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas #PODCAST

A representatividade de corpos e cores nos desfiles de moda

Marcas e estilistas têm aumentado a preocupação de mostrar diversidade nas passarelas para quebrar estereótipos que por décadas reinaram nas apresentações


01/07/2022 04:00 - atualizado 01/07/2022 09:05


Diversidade não é uma tradição dos desfiles de moda, no Brasil ou no exterior. Muitas marcas têm trabalhado para levar às passarelas um forte discurso social de igualdade e representatividade e neste 13º episódio do podcast DiversEM vamos discutir a importância de defender a representatividade nas passarelas e mostrar o que ainda pode ser feito a favor da igualdade no mundo da moda. Para isso, o Estado de Minas conversou com a Aline Marques, especialista em cultura de moda.

Durante o antigo Egito, as vestimentas passaram a representar diferentes classes sociais, sendo sinônimo de identidade e poder. Apesar dessa ideia de roupas como forma de expressão se manter até os dias de hoje, Aline acredita que isso está em processo de mudança, pois definir a identidade de alguém de acordo com suas roupas, de certa forma, parece limitante. "Acho que a gente tem que repensar essa questão, se é, ainda, uma forma de expressão, ou ao contrário, uma venda de modelos pré-fabricados os quais a gente tem que seguir."

desfile da São Paulo Fashion Week em junho de 2022
Representatividade foi uma preocupação de várias marcas na SPFW de 2022 (foto: Arquivo pessoal)


As mídias sociais certamente têm papel fundamental nessa mudança, pois foi onde as pessoas começaram a discutir e perceberam a necessidade de representar a pluralidade de corpos existentes nas passarelas. Pautas como a gordofobia passaram a ganhar mais espaço na mídia e o mercado da moda foi sentindo essas mudanças acontecerem.

Atualmente, uma marca representa muito mais do que apenas um nome. Os consumidores estão interessados em saber se a marca de quem eles compram tem valores parecidos com os seus, se certa empresa que produz roupa para mulheres milita a favor do feminismo ou se certa marca de shampoos não testa em animais, tornando o ato de usar uma roupa ser sinônimo a mostrar com o que você compactua. "(O consumidor) sabe que a roupa não é só uma roupa, é um símbolo", explica Aline Marques.

Representatividade na SPFW

Em junho de 2022, na São Paulo Fashion Week, uma das maiores semanas da moda do mundo, celebridades e estilistas mostraram alguns avanços possíveis em inovação e representatividade, como algumas provocações ao binarismo e a presença de modelos trans.

desfile da grife Meninos Rei durante a São Paulo Fashion Week em 2 de junho de 2022
Representatividade na moda é importante como compromisso ético e como forma de promover a auto-estima (foto: Nelson Almeida/AFP - 2/6/22)


A moda inclusiva tem ganhado espaço também no mercado esportivo nos últimos anos. Desde 2018, a empresa Pro Hijab produz em parceria com a Nike hijabs em tecidos esportivos para atletas muçulmanas.

A representatividade na moda é importante como um compromisso ético e como forma de promover a auto-estima. É um passo para abandonar o modelo estereotipado que dominou as passarelas por décadas. Um passo para que todos possam se sentir bem consigo mesmos.

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)