(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RACISMO NA FORMULA1

'Vamos focar em mudar mentalidade', diz Hamilton à fala racista de Piquet

'Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação', declarou Hamilton após ser chamado de 'neguinho' pelo ex-piloto


28/06/2022 10:01 - atualizado 28/06/2022 11:16
1156



O heptacampeão Lewis Hamilton respondeu à fala racista de Nelson Piquet em sua conta no Twitter: “Vamos focar em mudar a mentalidade”, escreveu em português nesta terça-feira (28/06).

A entrevista, em que Piquet chama Hamilton de "neguinho", foi gravada em novembro de 2021, mas só veio a repercutir no último fim de semana. No vídeo o ex-piloto analisa o acidente entre Hamilton e Max Verstappen no Grande Prêmio de Silverstone, na temporada de 2021, e o compara com o acidente que ocorreu em 1990, na largada do Grande Prêmio do Japão entre Ayrton Senna e Alain Prost.



"O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se fodeu. Fez uma puta sacanagem”, disse Piquet na entrevista.

Formula1 contra o racismo

Logo após usar sua conta no Twitter para mandar a mensagem de que é preciso mudar de mentalidade, Hamilton voltou a publicar sobre o fato, dessa vez afirmando que mais do que linguagem, esse tipo de fala reflete uma mentalidade que não tem lugar na Formula1.

"É mais do que linguagem. Essas são mentalidades arcaicas que precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação", escreveu o piloto.



A página oficial da Formula1 publicou uma nota de repúdio à fala de Nelson Piquet e apoiando Hamilton. A nota foi repostada pela página oficial da Ferrari, afirmando que estão do lado da F1, de Lewis Hamilton e da Mercedes conta qualquer forma de discriminação.
 
"Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável em qualquer forma e não deve fazer parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito. Seus esforços incansáveis para aumentar a inclusão são uma lição para muitos e algo com o que estamos comprometidos na F1”, afirmou em comunicado.



A Mercedes, escuderia defendida por Hamilton, também se pronunciou sobre o ocorrido e exaltou os esforços de Hamilton para um esporte mais diverso e inclusivo.

"Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este episódio destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor”, declarou a empresa alemã.



Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)