(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTE DE RESISTÊNCIA

Grafiteira resiste à ofensiva do Talibã ao distribuir cor e arte em Cabul

Shamsia Hassani, a primeira grafiteira do Afeganistão, dá visibilidade à força da mulher afegã frente aos desafios que assolam o país


23/08/2021 13:38 - atualizado 23/08/2021 19:46

Ilustração feita por Shamisia Hassani
Ilustração feita por Shamisia Hassani (foto: Reprodução - Instagram)
 

 

Liberdade , igualdade e paz são valores que estão em risco no Afeganistão governado pelo Talibã , entretanto, há muitas pessoas dispostas à lutar por elas mesmo frente à violência que assola o país desde o dia 15 de agosto, entre elas a artista e professora Shamsia Hassani .

 

Diante da retomada do poder pelo Talibã e um futuro ainda incerto para o Afeganistão, Shamsia passou alguns dias sem aparecer nas redes sociais, o que levou seus seguidores a se preocuparem com a  segurança dela , mas, ela voltou à ativa, criando imagens que expressam a resiliência das mulheres afegãs frente à crise que enfrentam.

 ARTE DE RESISTÊNCIA 

As últimas postagens mostram figuras obscuras frente à uma mulher, representando a resiliência e a esperança. Em uma das obras um exército de figuras nefastas e armadas paira ameaçadoramente sobre uma mulher com uma vibrante burca azul, abraçada a um teclado e com o coração partido.

 

Acredita-se que com a tomada do poder pelo Talibã, as mulheres serão proibidas de andarem nas ruas desacompanhadas de uma figura masculina, não poderão mais trabalhar ou estudar. As ilustrações de Shamsia trazem um misto de força, dor, esperança e medo.

 

Na postagem realizada no último sábado (21/08), Shamsia agradeceu a todas as mensagens de carinho e apoio que recebeu na última semana de todas as partes do mundo e afirmou estar em segurança, mas não revelou onde está.

Shamsia Hassani                                                                        

 

Shamsia nasceu no Irã, filha de pais afegãos refugiados, e retornou ao Afeganistão em 2005, aos 16 anos,  para estudar artes visuais na Universidade de Cabul . Começou a grafitar depois de um workshop em 2010 e passou a ser sua principal forma de expressão, uma vez que o país não possui muitas galerias de artes e as que existem não tem um público assíduo, Shamsia adotou as ruas para levar arte para as pessoas e inspirar novos artistas.

 

 

Tornou-se a primeira grafiteira afegã , co-fundou uma organização de arte contemporânea em 2009, a Berang Arts , e ajudou a organizar o primeiro Festival Nacional de Graffiti do Afeganistão. As obras já foram expostas em mostras nos Estados Unidos, Itália, Índia, Vietnã, Suíça, Dinamarca, entre outros.


Shamisia ao lado de uma de suas obras
Shamisia ao lado de uma de suas obras (foto: Reprodução - Instagram)
 

 

 

Colorindo as ruas na tentativa de sobrepor as memórias da guerra, a tela preferida da artista são os muros de locais bombardeados. A personagem principal é uma mulher, em roupas típicas e frequentemente acompanhada de um instrumento musical , como o teclado e o violão, como uma forma de dar voz à mulher afegã que não pode se expressar pelas palavras.

 

 

Os olhos das personagens são sempre fechados porque, segundo Shamsia, não há nada de belo ao seu redor para ser visto, e, às vezes, ela não consegue ver seu próprio futuro, mas isso não significa que ela não possa enxergar. Com frases em Dari , sua língua natal, Shamsia escreve mensagens de reflexão como "os pássaros sem nação não têm voz para cantar".


 

No Afeganistão, mesmo antes da tomada pelo Talibã, a situação das mulheres era precária , e para fazer os grafitis na rua, Shamsia fazia murais pequenos, geralmente em espaços discretos e realizados em tempo recorde, em no máximo 20 minutos, pelo medo de ser questionada por alguém.

 

Em entrevista ao Los Angeles Times, em 2016, ela declarou " Se eu fosse um menino , talvez fosse melhor pintar na rua, porque ninguém me diria nada se eu fosse um menino. Mas porque eu sou uma garota, mesmo que eu não faça arte, se eu apenas andar na rua, vou ouvir muitas palavras. E se eu fizer arte, eles virão me assediar".


* Estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cruz

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)