(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TURMA DA MONICA

Criada por Maurício de Sousa, Sueli é a 1ª personagem surda da turminha

O Bairro do Limoeiro recebe uma nova moradora: Sueli é a primeira portadora de deficiência auditiva da Turma da Mônica


09/05/2022 13:39 - atualizado 09/05/2022 18:01

Ilustração da nova personagem da Turma da Monica, Sueli, com cabelos castanhos com uma mecha rosa, blusa rosa com um raio amarelo, calça azul clara e tênis amarelo
Sueli é a nova personagem da Turma da Monica (foto: Instagram/Reprodução)


Maurício de Sousa aposta na representatividade de pcom deficiência (PcD) há algum tempo. O personagem Luca é cadeirante, Dorinha é deficiente visual, Tati tem síndrome de Down e André é autista. Agora, a turminha tão amada pelos brasileiros acaba de ganhar uma portadora de deficiência auditiva.

Sueli, uma garotinha de 9 anos apaixonada por esportes, foi anunciada nas redes sociais Instituto Maurício de Sousa no início da 24ª Surdolimpíadas de Verão, realizada em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O desejo de Maurício em criar uma personagem surda era antigo, e o artista viu no evento esportivo a oportunidade perfeita para introduzir Sueli nos quadrinhos.

“A Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando com Libras, e fazia tempo que eu pensava em trazer uma personagem surda para a turminha. O fato de as Surdolimpíadas acontecerem pela primeira vez no Brasil foi um ótimo incentivo para que a Sueli finalmente nascesse”, explicou o desenhista, em nota.

Com o intuito de enfatizar a importância da inclusão e acessibilidade, Sueli se comunicará em Libras (Língua Brasileira de Sinais) com os demais personagens nas historinhas, que abordarão aspectos e temas comuns à comunidade surda. Para elaborar a personagem e suas características, a Maurício de Sousa Produções contou com o apoio da organização das Surdolimpíadas e de professores da Derdic, instituição sem fins lucrativos, mantida pela Fundação São Paulo e vinculada academicamente à PUC São Paulo.

A 24ª edição das Surdolimpíadas de verão iniciou neste domingo (1º) e vai até 15 de maio, sediada em Caxias do Sul. O evento esportivo receberá atletas surdos de mais de 77 nacionalidades, que irão disputar diversas modalidades, sendo elas 20 masculinas e 18 femininas.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)