Uma estudante do curso de engenharia civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) denúncia o descaso do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) para com suas necessidades. Poliane é deficiente auditiva oralizada, ou seja, não se comunica com LIBRAS e entende o que as pessoas falam a partir da leitura labial. Em um post nas redes sociais, publicado na quarta-feira (4/5), ela relata a última solicitação à universidade: fornecimento de máscaras transparentes para os professores nas aulas em que ela estiver presente. A medida permitirá à aluna tentar fazer a leitura labial dos docentes.
tô praticamente desde o início do semestre sem entender a maioria das aulas pois os professores estão usando máscaras e eu preciso fazer leitura labial e é INACREDITÁVEL que o NAI não comprou máscaras transparentes até hoje, cadê a acessibilidade? @ufmg?????? pic.twitter.com/lya27FDpCQ
%u2014 polis (@oipolis) May 4, 2022
Cobranças ao NAI
Descaso
Em nota, a UFMG afirma que "muito já se avançou nas ações de acessibilidade, inclusão e permanência das PcD na Universidade, que reconhece, no entanto, que ainda há muito o que se fazer" e que "as adaptações impostas pela pandemia da covid-19 para garantia da qualidade dos processos de ensino-aprendizado [...] têm sido objeto de criteriosos estudos pela equipe do NAI, em diálogo com o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus da UFMG".
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Capacitismo diário da UFMG:
%u2014 |Jun é autista, tdah e tem ódio da UFMG| (@neurodiversa) May 4, 2022
Meu caso não foi isolado! https://t.co/91xdlbDunV
O descaso dessa @ufmg com a gente tá BIZARRO mano https://t.co/dqk0as1gN1
%u2014 Naluiza %u2728%u2728 (@Naluiza__c) May 4, 2022
Nunca fizeram questão de fazer o mínimo para inclusão e etc, prefere enrolar até que o estudante desista. https://t.co/ArhzZeQn1c
%u2014 De Figueiredo %uD83C%uDF39%uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 (@Matheusaosurdo) May 4, 2022
Nota da UFMG na íntegra
Desde então, o NAI tem desenvolvido suas atividades com o desafio de acolher os estudantes e demais PcD de sua comunidade e, em respeito aos seus direitos, propor e implantar melhorias no sentido de superar as barreiras que vão sendo identificadas. Para isso, o NAI está em constante diálogo com a comunidade universitária e com o Comitê Gestor da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão, dentre outros atores, para tratar de demandas gerais e específicas das PcD, em suas diversidades.
As adaptações impostas pela pandemia da covid-19 para garantia da qualidade dos processos de ensino-aprendizado, como a utilização de recursos tecnológicos assistivos e/ou máscaras especiais que possibilitam a leitura labial, têm sido objeto de criteriosos estudos pela equipe do NAI, em diálogo com o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus da UFMG. Muito já se avançou nas ações de acessibilidade, inclusão e permanência das PcD na Universidade, que reconhece, no entanto, que ainda há muito o que se fazer. Por isso, a UFMG se coloca ao lado da comunidade na construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva - da qual a universidade faz parte.
*Estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cruz
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