(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RACISMO

Loja Reserva desmonta vitrine com manequim preto após acusações de racismo

Unidade da grife em Salvador foi acusada de reproduzir estereótipos racistas ao colocar manequim preto invadindo a loja e quebrando a vitrine


17/02/2022 12:16 - atualizado 17/02/2022 12:31

Vitrine da Loja Reserva de Salvador com manequim preto invadindo a loja e quebrando a vidraça
Após denuncia de racismo, loja Reserva de Salvador retira manequim preto quebrando a vitrine (foto: Reprodução)


Nesta terça feira (15/2) a vitrine da loja Reserva no Shopping Barra, em Salvador, foi desmontada depois de as imagens da loja viralizarem nas redes sociais e serem interpretadas como um ato de racismo. A grife colocou um manequim preto quebrando a vitrine da loja como parte da campanha “Loucuras pela Reserva”. 

A campanha foi considera como racista, uma vez que reforça o estereótipo de que pessoas negras cometem crimes, como vandalismo, invasão ou roubo. Diversas queixas foram direcionadas à administração do shopping. Não raro, pessoas negras são violentadas e até mesmo mortas ao serem “confundidas” com criminosos, como aconteceu com Durval Teófilo Filho, morto a tiros pelo sargento da Marinha Aurélio Alves Bezerra no dia 2 de fevereiro. 

Em resposta, a marca afirmou que o manequim que estava em posição de invadir a loja é o mesmo usado do lado de dentro da vitrine e que não houve intenção de ofender nem disseminar ideias racistas. 

“No entanto, se mesmo sem intenção, a vitrine ofendeu alguém, comunicamos aqui que ela será imediatamente desmontada. Acreditamos na empatia como única forma de viver em sociedade e repudiamos o racismo em todas as suas formas. A diversidade e inclusão são valores essenciais de nossa marca”, declarou a grife em nota.
 
*Estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cru 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)