(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RACISMO E ETARISMO

Tortura a idosas: freiras são denunciadas no Rio Grande do Sul

Casos descobertos ocorrem em lar de idosos, na cidade de Santa Maria, entre 2018 e 2019


30/09/2021 08:00 - atualizado 30/09/2021 08:37

Freiras foram denunciadas por tortura, racismo e violência contra quatro idosas integrantes do Lar das Vovozinhas
Freiras foram denunciadas por tortura, racismo e violência contra quatro idosas integrantes do Lar das Vovozinhas (foto: Reprodução/ Facebook)

 

Duas freiras foram indiciadas pela Polícia Civil por acusações de racismo e maus-tratos a idosas moradoras do Lar das Vovozinhas, centro de acolhimento e recepção de pessoas com mais de 60 anos, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Os casos ocorreram entre 2018 e 2019. 
 
Terezinha Benetti, de 76 anos, e Marli do Carmo Pena, de 59, foram denunciadas por tortura, racismo e violência contra quatro idosas integrantes do lar. Uma das integrantes do lar foi impedida de participar de um desfile que acontecia no local, em 2019, por ser negra. A mulher relatou que uma das freiras a chamou de 'negra fedorenta', mencionando que não ela não poderia se ‘misturar com os brancos’.

A testemunha relatou que uma das freiras trancou uma das vítimas sem roupas no banheiro, após o banho, como forma de punição. A alegação da freira foi que a moradora do lar tinha perdido as chaves do local. Além disso, outra vítima foi derrubada da cadeira de rodas por um jato d’água, também lançado por uma das freiras. 

Depois das denúncias, o Ministério Público decidiu afastar Terezinha e Marli do lar e de suas funções. A partir disso, foi aberta investigação do caso. 

No Brasil, o mês de setembro é marcado pela conscientização e combate à violência e à discriminação de pessoas idosas, celebrando-se em 27 de setembro o Dia Nacional do Idoso.
 
*estagiário sob a supervisão de Márcia Maria Cruz 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)