(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIVERSIDADE RELIGIOSA

História de fé: resistência da Casa do Divino em Belo Horizonte

Dirigido pelo jornalista Leandro Couri, o documentário será lançada no Domingo Dia dos Pais em homenagem ao Pai Marcelo de Oliveira, que chega ao cinquentenário


05/08/2021 13:52 - atualizado 10/08/2021 13:04

Pai Marcelo se orgulha das imagens de santos e divindades(foto: Leandro Couri/Divulgação)
Pai Marcelo se orgulha das imagens de santos e divindades (foto: Leandro Couri/Divulgação)

 

A Casa do Divino Espírito Santo das Almas conta com uma frondosa mangueira plantada bem no centro do terreiro. A copa da árvore, que ocupa quase todo o lugar, testemunhou centenas de pessoas que foram até o local, no Bairro São Geraldo, na Região Leste de Belo Horizonte, pedir orações, bênçãos e encontraram alento e acolhimento. Tudo isso graças a Marcelo de Oliveira que exerce a função de sacerdote do local.

 

Pai Marcelo, como o nome já diz, exerce a parternidade espiritual de centenas de filhos e filhas na fé. Essa história foi contada no documentário " Entrevista com Pai Marcelo de Oxóss i", dirigido pelo jornalista Leandro Couri . A obra também marca o meio século de vida de Marcelo, completo 18 de fevereiro de 2021.

 

"O documentário foi feito com recursos próprios, um projeto inteiramente independente, que contou com ajuda dos filhos da casa no resgate da documentação e das histórias que permeiam a Casa do Divino", afirma Leandro, com grande expectativa para o lançamento da obra.

 

O processo trouxe descoberts. "Durante a feitura das imagens e das entrevistas, todo mundo foi descobrindo também a casa. Várias coisas que estão no documentário, o pai Marcelo nunca tinha aberto para as pessoas, nunca tinha falado. Então, na hora de conferir as informações, os filhos mais antigos da casa apontam 'poxa é isso, é isso que aconteceu?'" completa. 

 

 

O lançamento será no dia 08 de agosto , Dia dos Pai s, às 12h, no canal titio29 no Youtube . O documentário conta a história da Casa do Divino Espírito Santo das Almas e seus trabalhos em prol da caridade, rezas e rituais da Umbanda. Os relatos foram de Pai Marcelo de Oliveira foram colhidos durante o isolamento social determinado pela pandemia da COVID-19.  O sacerdote retoma a ancestralidade da sua fé e de sua trajetória até aceitar a missão de ser pai de Santo.

 

Desde o início da pandemia, a Casa do Divino ficou fechada e não recebe visitas para cumprir o distanciamento social e evitar a propagação do vírus. Para se manter próximos aos consulentes, mantiveram as ações de caridade e fizeram uso das redes sociais para a realização de rezas e levar acolhimento aos que precisavam. 

 

Para além da vontade de aproximar a Casa dos consulentes, o documentário se apresenta como uma homenagem ao pai da casa, em comemoração aos seus 50 anos, e é dedicado à Mãe Pequena Jeanninne Duarte, que faleceu em 2019 . Além disso, a escolha do mês de lançamento não foi aleatória: mais do que ser lançado no dia dos pais, homenageando os pais da Casa, o mês de agosto é o mês de Omulú , o orixá da cura, o que representa o desejo de que a pandemia do novo coronavírus passe o mais breve possível e que aqueles acometidos pelo vírus se cure.

 

A Casa do Divino ficou nacionalmente conhecida quando o Grupo Corpo montou o espetáculo Gira, que estreou em agosto de 2017 em São Paulo e, em setembro, em Belo Horizonte. O coreógrafo Rodrigo Pederneiras, bailarinas e bailarinos foram as giras conduzidas por Pai Marcelo para a composição do espetáculo.

 

O PAI MARCELO

 

A família de Marcelo sempre esteve ligada à Umbanda. Quando grávida, a mãe de Marcelo recebeu a mensagem de que seu filho receberia a missão de ser sacerdote. O menino então cresceu com o peso da responsabilidade e em um primeiro momento não se sentia preparado, devido à seriedade da religião, e chegou a frequentar a igreja evangélica. Porém tendo contato com o terreiro do tio, Sebastião Canuto, se envolveu mais profundamente com a Umbanda e o caminho até se tornar Pai de Santo fluiu.

 

Em entrevista ao EM, Marcelo relatou a importância da divulgação da Umbanda , e do registro de sua história, que foi um ponto que sentiu falta quando se iniciou na religião. Conta como foi emocionante e maravilhoso relembrar detalhes e pessoas importantes de sua caminhada. Conta também como se sentiu desorientado com a chegada da pandemia, pelo fato de a Umbanda ser uma religião que preza pelo contato, mas mantém a esperança de dias melhores.

A UMBANDA

A Umbanda é uma religião sincretista fundada em 1908 por Zélio Fernandino de Moraes, em Niterói (RJ). Nascida de uma junção entre o Candomblé e os princípios do Catolicismo e Kardecismo,  com influências também dos cultos indígenas, é considerada uma religião genuinamente brasileira.

 

A religião umbandista tem como princípios de luz e amor, assim como a manifestação do espírito para a caridade. A Umbanda crê em um Deus supremo, o Oxalá, nas divindades conhecidas como Orixás, que representam as forças da natureza e virtudes e também em entidades, espíritos desencarnados que auxiliam os Orixás. Há também a crença na imortalidade da alma, na reencarnação e no karma.

 

SERVIÇO  

O que:  Entrevista com Pai Marcelo de Oxóss

Quando: 8 de agosto de 2021

Onde: Youtube, canal @titio29

Horário: 12h

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)