(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Bares

Censo confirma: BH é 'a capital dos botecos'

Levantamento da Abrasel revela que capital mineira tem 178 bares a cada 100 mil habitantes, bem acima de Florianópolis, que figura na 2ª colocação


20/07/2023 16:17 - atualizado 20/07/2023 18:03
687

Movimento de pessoas em um bar
Mesmo ao considerar a proporção por área, em metros quadrados, BH ainda é, de longe, a primeira da lista, com 12,5 estabelecimentos por km² (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press )

Conhecida há muito tempo como a ‘capital dos botecos’, Belo Horizonte (MG) faz jus, cada vez mais, ao título popular concedido à cidade mineira. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), baseado nos dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Receita Federal, a capital mineira aparece bem à frente da segunda colocada, Florianópolis (SC), na lista das capitais brasileiras com mais bares por habitante.


Enquanto BH possui 178 bares a cada 100 mil habitantes, Floripa tem 150 estabelecimentos, considerando a mesma proporção. Logo atrás da capital catarinense, a cidade de Vitória (ES) figura na terceira colocação, com uma média de 149 bares.

A cidade de São Paulo, a que possui, numericamente, mais bares em todo o país, com 9.053, ao todo, aparece apenas na 14ª posição. BH também está muito à frente da cidade do Rio de Janeiro, 8ª colocada, com 99 bares por 100 mil habitantes. Já Brasília é a 10ª colocada, com 96 bares a cada 100 mil habitantes.

 


Mesmo ao considerar a proporção por área, em metros quadrados, a capital de Minas Gerais ainda é, de longe, a primeira da lista, com 12,5 estabelecimentos por km². Nesta comparação, São Paulo aparece em segundo lugar, com 5,9 bares a cada km². Logo atrás da capital paulista, está o Rio de Janeiro, com uma média de 5,1 bares.

Nenhuma surpresa

Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, o resultado não é nenhuma surpresa. “Qualquer pessoa que já tenha visitado a cidade (de Belo Horizonte) por alguns dias pode atestar isso. Mas agora não há espaço nem mesmo para contestação”, diz o executivo.

 


“Como o estudo leva em conta a atividade principal, creio que o número de estabelecimentos é ainda maior. Porque muitos que têm Cnae [Classificação Nacional de Atividades Econômicas] de restaurante na cidade servem refeições no almoço e, à noite, funcionam como bar da happy hour em diante”, completa Solmucci.

 


 *Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)