(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas novidades na cozinha

Nutricionista troca doces saudáveis por tortas e bolos que proporcionam momentos felizes

Muitas receitas da Fouet são da família da fundadora Carol Lins


15/11/2020 04:00 - atualizado 15/11/2020 09:12

Bolo de limão siciliano(foto: Fouet/Divulgação)
Bolo de limão siciliano (foto: Fouet/Divulgação)

A chegada da pandemia coincidiu com a vontade de se reinventar. A nutricionista Carol Lins, que antes produzia doces saudáveis, encontrou em tortas e bolos – sem restrição de calorias – a melhor forma de levar afeto para as pessoas. “A minha intenção é entregar carinho, cuidado e atenção. Acho que os bolos e as tortas conseguem transmitir essas sensações e as pessoas me procuram exatamente por isso”, explica a fundadora da Fouet. Muitas receitas são de família e remetem a momentos felizes.
 
Carol inaugurou o cardápio com a torta Olga, nome da sua avó. Transformou o doce mais delicioso da sua infância, que originalmente é uma receita de pirex, em torta. São camadas de creme amanteigado, biscoito maria e doce de leite feito com leite condensado na pressão, exatamente como a sua avó fazia. “É uma receita simples, mas muito saborosa, que remete à minha infância. Faz parte de todos os eventos em família”, conta.
 
Já a torta Odila resgata uma receita da avó do seu marido. Uma camada de creme de limão siciliano, uma de biscoito maria e outra de creme branco à base de leite condensado e creme de leite, que se repetem até o topo, finalizado com raspas cítricas. “Essas duas tortas são tão especiais que não queria que tivessem um nome comum. Queria fazer uma homenagem, por isso elas recebem nomes de pessoas conhecidas.” Leve e refrescante, a torta Odila tem ótima saída em dias mais quentes.
 
As tortas são redondas e altas. Pela lateral, você enxerga todas as camadas. Carol também adaptou o bolo de chocolate da sua mãe para esse formato. A base é a mesma receita, com a diferença de que ganha duas camadas extras: uma de brigadeiro e outra de ganache de chocolate. No fim, o bolo que ela cresceu comendo virou uma torta “totalmente chocolatuda”, como ela descreve, batizada de Fouet.
 
Agora, imagina o sucesso de uma palha italiana em forma de torta, cuja massa mistura brigadeiro e biscoito ao leite, como na receita tradicional. Carol também inventou uma versão com três tipos de brigadeiro (ao leite, branco e amargo), que ganhou o nome de torta Palha Trio. Ambas são polvilhadas com açúcar refinado. Mais recentemente, saiu mais uma opção da torta de palha italiana, feita com brigadeiro de leite ninho e biscoito oreo.
 
Torta Olga(foto: Fouet/Divulgação)
Torta Olga (foto: Fouet/Divulgação)
 
Já os bolos são no formato ballerine, mais conhecido como piscina, por ter o meio rebaixado para preencher com uma camada generosa de cobertura. Entre os sabores, cenoura com brigadeiro, chocolate com brigadeiro branco, pão de ló com creme de limão siciliano ou doce de leite polvilhado com canela e açúcar. “Os bolos também são simples – cenoura com brigadeiro é comum em qualquer casa, só que eles chegam para os clientes de uma forma diferente: com carinho e uma apresentação legal”, acrescenta Carol, reforçando qual é a sua missão na cozinha.

Kit festa

 
A fundadora da Fouet pensa em lançar outros doces e adianta que estão por vir novidades no ano que vem. Mas, seja qual fora a receita, terá o mesmo propósito. “Os meus produtos são um carinho. Enxergo qualquer um deles num café da manhã ou chá da tarde como presente de aniversário ou sobremesa de almoço ou jantar, em momentos de reunir a família.” Se for para cantar parabéns, a sugestão é pedir o kit festa. Bolos e tortas vão em uma caixa decorada com vela e balões.
 
O envolvimento de Carol com doces começou quando ela trabalhava como nutricionista na Refinaria Gabriel Passos. Fazia alfajor e vendia para os colegas, atividade que encarava como “terapia”. Quando engravidou, ela deixou a nutrição para abrir uma marca de doces como bombom e brownie usando ingredientes saudáveis. Na pandemia, veio mais uma reviravolta e ela teve a ideia de fazer bolos e tortas. “Não tinha experiência com isso, mas pesquisei, estudei e me envolvi. Não queria nada sofisticado e acho que esses produtos têm um lado afetuoso.”
 
Na Fouet, Carol utiliza seu conhecimento de nutrição, mas não tem a intenção de fazer receitas com poucas calorias. Os produtos são pensados para um momento “gostosura”. Por enquanto, a nutricionista atende somente por encomenda, mas planeja, no futuro, ter um ateliê para trabalhar com pronta-entrega. Os preços dos bolos e tortas variam de R$ 60 a R$ 140.
 

Serviço

Fouet
(31) 98895-8616 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)