Um levantamento da revista Rolling Stones elegeu os 50 melhores álbuns de rock latino de todos os tempos. O Brasil tem nove representantes na lista, mas o pódio é ocupado pelo grupo mexicano Café Tacvba, com o trabalho ‘Ré’, de 1994. O primeiro representante brasileiro da lista está em quarto lugar: ‘Clube da Esquina’, de Milton Nascimento e Lô Borges, lançado em 1972.
O reconhecimento vem um ano após o álbum ser eleito o melhor disco brasileiro já lançado. A avaliação foi feita por 162 especialistas em música e divulgada pelo podcast ‘Discoteca básica’, apresentado pelo jornalista Ricardo Alexandre. Na época, Milton Nascimento disse estar muito feliz pelo título. “Notícia que alegra muito os nossos corações”, postou nas redes sociais. O “Clube da Esquina” surgiu pela amizade de Bituca com a família Borges.
Além do clássico da música mineira, a lista também inclui o álbum ‘Os mutantes’, do grupo homônimo e lançado em 1968, em sexto lugar. A próxima aparição brasileira é na 17ª posição é ‘Karnak’, da banda paulista de mesmo nome, lançado em 1995; em seguida, na 19ª colocação está Roberto Carlos, com seu ‘Em ritmo de aventura’, de 1967.
Em 21º lugar, o grupo composto por Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown com o álbum ‘Tribalistas’, de 2002. Já na 29ª posição aparece o grupo Los Hermanos, com ‘Ventura’, de 2003. Os próximos brasileiros são Os Paralamas do Sucesso e o álbum ‘Selvagem?’, lançado em 1986. Rita Lee & Tutti Frutti também estão na lista, na 41ª colocação, por conta de ‘Fruto proibido’, trabalho de 1995.
Para fechar a lista dos brasileiros, Raul Seixas ocupa o 43ºlugar, com seu ‘Krig-ha bandolo!’, de 1973. Ao todo, outros 10 países latinos aparecem no ranking. México e Argentina são os mais citados, com 11 álbuns cada. O Brasil é o segundo com mais representantes.
Ritmo latino
Segundo a Rolling Stones, o rock latino mescla influências externas americanas e inglesas, como Elvis Presley e os Beatles, por exemplos, com ritmos locais, citando o samba, a balada argentina, a cumbia colombiana e o bolero mexicano como fatores que tornam o gênero musical tão único.
A lista divulgada nessa terça-feira (19/9) conta com trabalhos que vão dos anos 1960 até hoje e que, segundo a publicação, resumem os sons do Rock & Roll da América Latina em seu "aspecto mais ambicioso e transcendente".
Veja a lista completa:
50) Los Shakers, ‘La Conferencia Secreta Del Toto’s Bar’ (1968) - Uruguai
49) Diamante Eléctrico, ‘Mira Lo Que Me Hiciste Hacer’ (2021) - Colômbia
48) La Revolución de Emiliano Zapata, ‘Revolución de Emiliano Zapata’ (1971) - México
47) Los Jaivas, ‘Alturas De Macchu Picchu’ (1981) - Chile
46) Los Van Van, ‘Los Van Van’ (1974) - Cuba
45) Los Bunkers, ‘Vida De Perros’ (2005) - Chile
44) Génesis, ‘Génesis’ (1974) - Colômbia
43) Raul Seixas, ‘Krig-ha Bandolo!’ (1973) - Brasil
42) Juanes, ‘Un Día Normal’ (2002) - Colômbia
41) Rita Lee & Tutti Frutti, ‘Fruto Proibido’ (1975) - Brasil
40) Zoé, ‘Memo Rex Commander’ (2006) - México
39) Puya, ‘Fundamental’ (1999) - Porto Rico
38) Traffic Sound, ‘Virgin’ (1969) - Peru
37) El Gran Silencio, ‘Chúntaros Radio Poder’ (2001) - México
36) Banda Nueva, ‘La Gran Feria’ (1973) - Colômbia
35) Él Mató a un Policía Motorizado, ‘La Síntesis O’Konor’ (2017) - Argentina
34) Os Paralamas do Sucesso, ‘Selvagem?’ (1986) - Brasil
33) No Te Va Gustar, ‘Este Fuerte Viento Que Sopla’ (2002) - Uruguai
32) Los Tres, ‘Fome’ (1997) - Chile
31) Eduardo Mateo, ‘Mateo Solo Bien Se Lame’ (1972) - Uruguai
30) Santa Sabina, ‘Santa Sabina’ (1992) - México
29) Los Hermanos, ‘Ventura’ (2003) - Brasil
28) Mon Laferte, ‘Vol. 1’ (2015) - Chile
27) Totem, ‘Totem’ (1973) - Uruguai
26) Carlos Vives, ‘El Rock de mi Pueblo’ (2004) - Colômbia
25) Molotov, ‘¿Dónde Jugarán Las Niñas?’ (1997) - México
24) Andrés Calamaro, ‘El Salmón’ (2000) - Argentina
23) Los Prisioneros, ‘Corazones’ (1990) - Chile
22) Fito Páez, ‘El Amor Después Del Amor’ (1992) - Argentina
21) Tribalistas, ‘Tribalistas’ (2002) - Brasil
20) Moris, 'Treinta Minutos de Vida' (1970) - Argentina
19) Roberto Carlos, ‘Em Ritmo de Aventura’ (1967) - Brasil
18) Sumo, ‘Llegando los Monos’ (1986) - Argentina
17) Karnak, ‘Karnak’ (1995) - Brasil
16) Soda Stereo, ‘Canción Animal’ (1990) - Argentina
15) Natalia Lafourcade, ‘Hasta la Raíz’ (2015) - México
14) Los Amigos Invisibles, ‘The New Sound of the Venezuelan Gozadera’ (1998) - Venezuela
13) Pescado Rabioso, ‘Artaud’ (1973) - Argentina
12) Caifanes, ‘El Silencio’ (1992) - México
11) Santana, ‘Abraxas’ (1970) - México
10) Julieta Venegas, ‘Bueninvento’ (2000) - México
9) Charly García, ‘Clics Modernos’ (1983) - Argentina
8) Maldita Vecindad y los Hijos del Quinto Patio, ‘El Circo’ (1991) - México
7) Babasónicos, ‘Jessico’ (2001) - Argentina
6) Os Mutantes, ‘Os Mutantes’ (1968) - Brasil
5) Los Fabulosos Cadillacs, ‘Fabulosos Calavera’ (1997) - Argentina
4) Milton Nascimento, ‘Clube da Esquina’ (1972) - Brasil
3) Aterciopelados, ‘La Pipa de la Paz’ (1996) - Colômbia
2) Gustavo Cerati, ‘Bocanada’ (1999) - Argentina
1) Café Tacvba, ‘Ré’ (1994) - México
*Para comentar, faça seu login ou assine