A atriz mineira Teuda Bara em cena

A atriz mineira Teuda Bara conta seus causos para o público no espetáculo solo "Luta"

Luiza Palhares/divulgação

Teuda Bara, atriz do Grupo Galpão, encena o espetáculo solo “Luta” nesta quarta-feira (30/8), às 19h, no Centro Cultural Urucuia. Com direção e dramaturgia de Cléo Magalhães, João Santos e Marina Viana, a peça estará em cartaz na sexta-feira (1/9), na Usina de Cultura Centro Cultural, e terça (5/9), no Centro Cultural Lindeia Regina. As apresentações serão seguidas de bate-papo com Teuda e equipe.

“Vou passeando pela minha história. Falo de quando era menina e fui para o colégio interno, por exemplo.  É bem divertido. Falo dos artistas que conheci, como a Dercy Gonçalves, e também da minha mãe. Na verdade, os três diretores não fizeram adaptação, porque quem conta as histórias sou eu. Fizeram um apanhado, escreveram a dramaturgia”, explica Teuda.

O solo “Luta” estreou em 2009, foi encenado nos palcos de BH e em festivais de teatro. “Quando chegou a pandemia, tivemos que parar. As três apresentações de agora estavam programadas anteriormente, mas foram adiadas por causa do período pandêmico”, informa a atriz.

Chacrinha sem spoiler

No palco, Teuda diverte o público com seus causos, como o que ocorreu com o apresentador Chacrinha. “Ele veio a BH fazer uma palestra na UFMG sobre comunicação de massas, mas não vou dar spoiler”, ela avisa.

 

Atuar é algo que vem da infância, comenta Teuda. “Quando era pequena, não tínhamos televisão. Então, as comemorações de escola, como os dias das Mães, dos Pais, da Bandeira e de Tiradentes, eram feitas com teatro, cada sala tinha a obrigação de se apresentar”

Os aniversários também eram “teatrais” na família de Teuda Bara. “Ali se estabelecia quem cantaria ou declamaria”, diz ela. Na universidade, a belo-horizontina trocou o curso de ciências sociais pelo palco. “Veio o diretório acadêmico da faculdade, era um mundo que eu achava muito bonito. Quase uma brincadeira, mas sério também”, relembra.

O Galpão surgiu no início dos anos 1980, e Teuda fazia parte da trupe que criou o grupo em BH. “Trabalhei com vários diretores e participei de grandes produções. Adoro fazer teatro. Enquanto puder, continuarei fazendo”, diz ela, aos 82 anos.

O dramaturgo e jornalista João Santos, autor da biografia da atriz, com o título “Comunista demais para ser chacrete”, conta que a primeira peça dela foi “Viva Olegário”, em 1976, com direção de Eid Ribeiro.

“Acho legal esta senhora de 82 anos continuar na ativa, o que é raro. 'Luta' é um trabalho de proximidade do público com ela, todo construído com as histórias dela no teatro. Teuda tem a característica de ser exímia contadora de histórias”, destaca João. “Ela gosta de estar perto das pessoas, bater papo. 'Luta' traz o público para dentro desta história, é como se fosse uma grande conversa com a plateia.”
 
Teuda Bara e João Santos

Teuda Bara com João Santos, autor de sua biografia e diretor de 'Luta'

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
 

Diretores em cena

João Santos confessa: “Dirigir Teuda é uma loucura”. Explica que a atriz tem tamanha história em grupo que estar sozinha em cena é algo inviável. “De início, a gente decidiu ficar de fora. Era um solo da Teuda,  mas ela acabou puxando a gente para a cena com ela. Então, eu, Cléo e Marina fazemos cenas também. A gente fica no palco conversando, instigando-a a contar as coisas.”

E haja causo: Teuda tem histórias sobre Chacrinha, Getúlio Vargas e Nossa Senhora do Rosário. Diverte o público com suas experiências envolvendo maconha, ditadura e desbunde.

Por falar em desbunde, a mãe queria que a filha fosse freira. Teuda traiu completamente as expectativas familiares, foi para a contracultura, virou hippie e atriz. Por quatro anos, integrou a equipe do Cirque du Soleil – viajou para o Canadá, sede do grupo, sem falar uma palavra de inglês.

A primeira peça que João Santos escreveu foi “Doida”, na qual Teuda contracenava com o filho, Admar Fernandes, sob a direção de Inês Peixoto.
 
Teuda Bara como Dona Zaira, personagem do filme 'O palhaço', de Selton Mello

Teuda Bara como Dona Zaira, personagem do filme 'O palhaço', de Selton Mello

Imagem Filmes
 
 
Com o Galpão, ela participou de “Romeu e Julieta”, “A rua da amargura”, “Um Molière imaginário e “Nós”, entre outros espetáculos.
 
No cinema, atuou nos filmes “O palhaço”, de Selton Mello, “La playa D.C.”, de Patrícia Moran, e “O menino maluquinho”, de Helvecio Ratton. Na TV, fez a novela “Meu pedacinho de chão” (Globo) e o humorístico “A vila”, de Paulo Gustavo, no Multishow.
 

Oficinas virtuais

Paralelamente às sessões de “Luta”, serão realizadas atividades virtuais. Nas próximas segunda (4/9), terça (5/9) e quarta-feira (6/9), das 19h às 21h, Cleo Magalhães ministra oficina de produção cultural. Em 9 de setembro, das 9h às 15h, oficina de dramaturgia estará a cargo de Marina Viana.
 
Em 11 e 12 de setembro, das 19h às 21h, João Santos ministra oficina de comunicação. Dias 13 e 14 de setembro, das 19h às 21h, a oficina de tecnologia da cena ficará por conta de Rodrigo Marçal e Beatriz Radicchi.

“LUTA”

Espetáculo solo de Teuda Bara. Nesta quarta-feira (30/8), às 19h, no Centro Cultural Urucuia (Rua W3, 600, Urucuia). Sexta-feira (1/9), às 19h, na Usina de Cultura Centro Cultural (Rua Dom Cabral, 765, Ipiranga). Terça-feira (5/9), no Centro Cultural Lindeia Regina (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina). Entrada franca.