Elza Soares olha para a câmera

Elza Soares, feminista e defensora da mulher negra brasileira, ganha homenagem no Tudo é Jazz

Carl de Souza/AFP/28/8/18


Com homenagens às cantoras Elza Soares (1930-2022) e Nina Simone (1933-2003), a programação do 21º Festival Tudo é Jazz chega a Belo Horizonte nesta sexta-feira (7/7) e se estende até 30 de julho, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade.
 
Entre as atrações, estão shows, um cortejo e uma exposição realizada pelo projeto Cura. A ideia é reverenciar as artistas brasileira e norte-americana, que fizeram história na música e se tornaram símbolos de talento e resistência.

Os shows vão ocupar a praça de conveniência do museu e começam em 20 de julho, com Gustavo Figueiredo Trio e Adriano Campagnani. Em seguida, no dia 22, Bauxita chega com o blues. Na segunda semana do festival, o grupo Happy Feet apresenta tributo a Nina Simone, Ella Fitzgerald e Billie Holiday, em 27 de julho. No dia 29, será a vez de o cortejo formado por Mambo Jazz e Charanga Pop atravessar a Praça da Liberdade.
 
 Nina Simone canta em frente ao microfone

Festival mineiro presta tributo à cantora Nina Simone, que lutou corajosamente em favor da igualdade racial e dos direitos civis nos Estados Unidos

Bertrand Guay/AFP/22/10/91
 
 
Sobrinho da criadora do Tudo é Jazz, Biiça Martins (1953-2020), Rud Carvalho participa da organização do evento há cerca de 18 anos, mas é a primeira vez que ele toma a frente da curadoria musical.
 
“Como já trabalho há muito tempo com jazz, juntei uma gama de artistas compatíveis com o tema para criar a programação. Nossa equipe tem mais de 300 pessoas envolvidas. Sempre gosto de pedir opiniões e ouvir sugestões”, comenta o diretor-geral e curador do evento.
 

Ronaldo Fraga foi convidado para assumir a direção artística desta edição. O estilista assina a cenografia e a identidade visual do Tudo é Jazz e foi dele a sugestão dos nomes de Elza Soares e Nina Simone.
 
“Foi uma ideia que ele deu e gostamos muito. São duas mulheres que lutaram e tiveram que superar muitos obstáculos para conseguir chegar aonde chegaram, abrindo portas para muita gente”, afirma Rud.
 
Priscilla Amoni sorri e ao fundo vê-se prédio com mural grafitado, no Centro de BH

Festival fez parceria com Priscilla Amoni, idealizadora do projeto Cura, que leva grafites para prédios de BH

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
 

Grafite e murais

Um dos destaques do Tudo é Jazz é a exposição “Nina Soares e Elza Simone”, que será aberta nesta sexta (7/7), no MM Gerdau. Realizada em parceria com o Cura – Circuito Urbano de Arte, a mostra conta com 10 obras de cinco artistas belo-horizontinas criadas exclusivamente para o tema.

Com placas de mais de dois metros de altura, a ideia é trazer a linguagem do grafite e do muralismo para dentro do museu. Cada autora criou uma imagem de Elza Soares e outra de Nina Simone, resultando em diferentes interpretações do mesmo tema.
 
“Para homenagear essas cantoras, a gente pensou em artistas voltados para a mulher negra. Então, buscamos autores que falassem do seu próprio lugar, assim como as cantoras homenageadas fizeram”, diz Priscilla Amoni, idealizadora do Cura.
 
Segundo Priscilla, a proposta da mostra é dialogar em diferentes espaços. “Nosso objetivo é estimular esse trânsito de linguagens e de superfícies. Para nós (do Cura), é muito importante que as pessoas que estão dentro do museu conheçam um artista de rua, assim como é importante que as pessoas na rua conheçam artistas de museu.”

Tradicionalmente realizado em Ouro Preto, em 2022 o festival expandiu a atuação para outras cidades de Minas. Depois de BH, a programação do Tudo é Jazz passará por Ouro Branco, Ouro Preto, Congonhas e Itabirito.

“O objetivo é explorar a cultura local para atrair o turismo. Tem pessoas, por exemplo, que moram em BH, a uma hora de distância dessas cidades, mas nunca as visitou. O festival é uma oportunidade para que as pessoas conheçam o potencial turístico e cultural dessas cidades, que são joias de Minas”, afirma Rud Carvalho.

FESTIVAL TUDO É JAZZ

• Desta sexta (7/7) a 30 de julho, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, 680 – Funcionários)
• Programação completa em www.tudoejazz.com
• Entrada franca

PROGRAMAÇÃO

EXPOSIÇÃO “NINA SOARES E ELZA SIMONE”

Em cartaz até 30 de julho. Visitação de terça a domingo, das 10h às 17h (entrada até as 16h30), e às quintas-feiras, das 10h às 22h (entrada até as 21h30).

SHOWS

>> Gustavo Figueiredo Trio e Adriano Campagnani  
• Sábado (20/7), às 15h
 
>> Bauxita 
• Quinta-feira (22/7), às 19h30 
 
>> Happy Feet com Thaís Moreira em ' Tributo a Nina Simone, Ella Fitzgerald e Billie Holiday' 
• Quinta-feira (27/7), às 19h30
 
>> Cortejo com Mambo Jazz e Charanga Pop
• Sábado (29/7), às 15h
 

* Estagiária sob a supervisão da subeditora Tetê Monteiro