fotografia da artista visual mineira Marilene Ribeiro que faz parte da mostra fogo aberto

Obra multimídia da artista visual mineira Marilene Ribeiro

Marilene Ribeiro/divulgação


Criada pela artista visual mineira Marilene Ribeiro, a obra multimídia “Fogo aberto” ganhou o Poy LATAM, importante premiação ibero-americana para trabalhos fotográficos. O uruguaio Pablo Albarenga foi o outro vencedor, com “Territórios violados: como a corrida do ouro deixa suas cicatrizes em corpos das mulheres indígenas yanomami”.
 
“Fogo aberto” aborda os impactos de incêndios sobre paisagens naturais e culturais do Brasil. O trabalho narra histórias que têm sido apagadas por queimadas. Importantes para a sociedade, várias áreas vêm sendo perdidas irreversivelmente para o fogo nesses últimos anos na Amazônia, Pantanal e diversas outras partes do país, incluindo Minas Gerais.

A obra multimídia, hospedada na plataforma www.openfireart.com, denuncia os danos provocados pelos incêndios por meio de narrativa plurivocal. “Fogo aberto” já foi contemplado com o Prêmio da Funarte Marc Ferrez de Fotografia, selecionado para a Bienal de Fotografia de Liverpool LOOK, cujo tema da última edição foi “Clima”, e exibido na Inglaterra.
 
O trabalho foi debatido ainda no VOIR/VER Encuentro Internacional de Fotografía, no Peru, e participou da mostra coletiva “Regime de fogo”, em Brasília.