cantor, compositor e tecladista Henrique Portugal,

EP solo de Henrique Portugal, "Impossível" já está nas plataformas. Álbum, segundo o músico, fecha parte de um novo ciclo pós-Skank

Rodrigo Marques/Divulgação

Depois de lançar seis singles, o cantor, compositor e tecladista Henrique Portugal, ex-integrante do Skank, chega ao EP solo “Impossível”. O disco traz as participações de Marcos Valle, Frejat e do mineiro Marcelo Tofani, parceiro na canção “Sonhei com você”, quinta faixa do disco. As músicas estão rodando nas principais plataformas de áudio e seus respectivos vídeos também já estão disponíveis no YouTube.

Henrique explica que a faixa que dá nome ao EP traduz o sentimento diante das oportunidades que aparecem no dia a dia das pessoas para que elas continuem acreditando em seus sonhos, apesar das dificuldades. “Na verdade, estou finalizando um ciclo das novas canções que lancei nesse último ano, mostrando a minha cara e o tipo de música que quero fazer. Gravei com alguns ídolos e amigos, como Marcos Valle, Frejat, Gustavo Drumond, fiz música com o Mauro Santa Cecília, que para mim é grande letrista, e com Marcelo Tofani, que é de uma geração nova de Belo Horizonte.”

CAMINHOS O artista adianta que seu próximo álbum será com a Solar Big Band. “Então, é exatamente o fechamento da primeira parte de um novo ciclo, já pensando no meu período pós-Skank. Estou muito feliz, porque, na verdade, a faixa que da nome ao EP é uma música minha com o Gustavo Drumond, que aponta um caminho diferente. Eu não era o vocalista do Skank, tinha um papel diferente dentro da banda, mas agora assumi as vozes e também a minha leitura do que falo. A grande frase para mim é o refrão da música ‘Impossível’, que diz: ‘E quando o sol aparecer/ o que é impossível, deixa de ser’.”

E é exatamente isso que Henrique Portugal quer: construir uma nova história. “De uma maneira diferente de tudo que fiz que é cantar, mudar a minha posição no palco e a minha relação com a música”, ressalta. “Isso é uma transformação que vim aprendendo ao lançar as minhas canções. É uma visão diferente das músicas, pois agora a canção é minha, a voz é a minha e isso é uma grande descoberta. Uma coisa tem me deixado muito feliz,  que é poder, depois de tantos anos, pensar na música de uma forma diferente. Agora, é o protagonismo, a minha voz e isso é, na verdade, uma liberdade. E é interessante isso, acho que eu, com uma história tão feliz, como a do Skank, acredito que criarei um novo caminho.”

DIVERSÃO E ARTE O músico ressalta que também quer falar para a sua geração, para pessoas que cresceram junto com a história musical do tecladista. “Há uma coisa que digo sempre que a Adele também fala, que é fazer música para gente adulta. Fazer músicas para pessoas que estão na minha idade, que têm os valores, as dúvidas, as necessidades que tenho e que são diferentes de quando eu era jovem, de quando o Skank falava de outras coisas. É legal e gosto disso, de ter o piano como foco central.”

Henrique relembra ainda que já mudou de carreira para ser músico – antes do Skank, ele trabalhava em uma multinacional. “Larguei tudo para realizar meu sonho, e o que estou fazendo agora é exatamente fazer isso de novo, mas de uma outra forma.”

Para o músico, sonhar é estar vivo. “A partir do momento em que você para de sonhar, há alguma coisa errada. Continuo sonhando e quero me divertir também. Tudo que fiz até agora, obviamente, que aproveitei muito, pois sempre fiz o que quis, escolhi a minha profissão e corri atrás. Mas agora, fazendo isso de uma forma diferente, com toda uma história já realizada, com toda uma história criada, quero me divertir mais. E me divertir com as pessoas que gostam de viver bem a vida e que a curtem. Minha música começou antes do Skank e vai continuar depois, está ótimo.”

PROJETOS Henrique conta que já está gravando com a Solar Big Band e revela que o álbum deverá sair no segundo semestres. “Ele terá quatro músicas inéditas, com arranjos para cinco metais. Tem música com a Zélia Duncan e com o Leoni, entre outros, e sairá com 10 ou 11 faixas. Serão quatro autorais e regravações de canções que já venho apresentando em meus shows”, adianta.


Capa do Disco que traz as participações de Marcos Valle, Frejat e do mineiro Marcelo Tofani

Capa do Disco que traz as participações de Marcos Valle, Frejat e do mineiro Marcelo Tofani



“IMPOSSÍVEL”

EP de Henrique Portugal
Disponível nas plataformas digitais

FAIXA A FAIXA 
. “LAIARAIÁ” - (Leoni e Marcos Valle)  Part. de Marcos Valle
. “PAIXÃO” (Kledir Ramil)
. “A CHUVA” (Henrique Portugal, Frejat e Mauro Santa Cecília) – Part. de Frejat
. “MAIOR QUE O MAR” 
(Henrique Portugal e Mauro Santa Cecília)
. “SONHEI COM VOCÊ” 
(Henrique Portugal e Mauro Tofani) – Part. de Marcelo Tofani
. “IMPOSSÍVEL” (Henrique Portugal e Gustavo Drumond)