'May the Fouth be with you'

"May the Fouth be with you" é um trocadilho com a célebre frase "May the Force be with you" (Que a Força esteja com você)

Reprodução / redes sociais

“Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito distante.” Essa frase marcou a vida de milhares de fãs do mundo inteiro. Por isso, nesta quinta-feira (4/5), as redes sociais foram tomadas por homenagens a “Star Wars”. A data foi escolhida porque sua pronúncia em inglês (May the fourth) se assemelha à frase “Que a Força esteja com você” (May the Force be with you), saudação muito utilizada nos filmes da saga.


  “Star Wars” estreou em 1977, quando foi lançado o primeiro filme da saga, “Star Wars - Uma nova esperança”, escrito e dirigido por George Lucas, na época lançado apenas como “Star Wars”. O filme ganhou duas sequências: “O Império contra-ataca” e “O retorno de Jedi”, lançados em 1980 e 1983, respectivamente. 


A trilogia conta a história do trio Luke Skywalker, Han Solo e Princesa Leia, que luta pela Aliança Rebelde contra o opressor Império Galáctico. Na trama, ainda acompanhamos a jornada de Skywalker para se tornar um Jedi e os embates contra Darth Vader, um Jedi que foi para o “lado sombrio da Força”. 


Logo, “Star Wars” se tornou um ícone da cultura pop, sendo um dos responsáveis pela chamada “era dos blockbusters”, superproduções para o cinema que são sucessos de público e se tornam franquia de brinquedos e jogos. 


A trilogia original foi ganhando novos filmes, conquistando cada vez mais fãs e se tornando uma das mais rentáveis da história. Ao todo, os 11 filmes já lançados conquistaram mais de U$ 10 bilhões em bilheteria. O ‘Star Wars Day’, ou dia do ‘Star Wars’, é comemorado anualmente no dia 4 de maio. 

 

Veja algumas homenagens que os fãs prestaram em 2023: 

 

Como surgiu o ‘Star Wars Day’?

Em 1979, quando Margareth Thatcher foi eleita primeira-ministra da Inglaterra, a primeira mulher a ocupar o posto, seus aliados resolveram comemorar a vitória publicando, no jornal The London Evening News, um comunicado que dizia “May the Fourth be with you, Maggie” (Que o quatro de maio esteja com você, Maggie).  A mensagem foi um trocadilho com a saudação icônica do universo ‘Star Wars’.


A partir daí, a data foi sendo comemorada pelos fãs, tornando- se popular somente em 2008. Em 2011, foi realizado o primeiro encontro presencial dos fãs da saga, no Canadá. Naquele 4 de maio, o Toronto Underground Cinema organizou uma sessão especial, exibindo todos os filmes das duas trilogias lançadas até então.


Dois anos depois, a Disney comemorou pela primeira vez a data, poucos meses após comprar a Lucasfilms e anunciar a produção de novos filmes da saga. Hoje, o dia faz parte do calendário nerd, com postagens temáticas, programações especiais nos parques da Disney, homenagens e até promoções em sites.