Renata Capucci e Ana Maria Braga

Durante a entrevista, Renata Capucci contou que recebeu o diagnóstico de Parkinson três dias depois de participar do 'Mais você', da Ana Maria Braga

Reprodução / Twitter / Ana Maria Braga

A apresentadora Ana Maria Braga usou as redes sociais nesta sexta-feira (28/4) para agradecer a participação da jornalista Renata Capucci no “Mais você”, da TV Globo. A repórter foi convidada para falar sobre como tem vivido com o Mal de Parkinson, após receber o diagnóstico, em 2018.


“O que a vida quer da gente é coragem”, postou a apresentadora, citando uma frase de Guimarães Rosa, a mesma que estampa uma placa de metal que ganhou de presente de Renata durante o programa. “Obrigada por esse café da manhã de muita emoção e informação. Tudo de mais lindo para você”, publicou Ana Maria.


Confira: Semelhanças entre 'Sandman' e Ana Maria Braga viram memes

Durante o programa, Capucci destacou a importância da frase para ela e para a dona do programa. “É simples, mas cheio de significado para nós duas”, explicou. Enquanto Renata lida com o Parkinson há cinco anos, Ana Maria Braga tratou três tumores no mesmo período. 

‘Foi um choque’

Durante o café da manhã, Renata emocionou a apresentadora e o público ao contar como reagiu ao receber o diagnóstico do Parkinson. “"Eu lembro que eu gritava dentro do carro com o meu marido depois de receber o diagnóstico. É esse choque que você leva, principalmente aos 45 anos", relembrou.


A jornalista lembrou que a notícia veio três dias depois de uma participação no programa da Ana Maria. Na ocasião, ela falava sobre sua participação no ‘Popstar’, reality em que os famosos soltavam a voz. Ela pensou em desistir da atração, mas acabou continuando e ocupou o quarto lugar no ranking final. 


Capucci relatou que se ver como uma pessoa com Parkinson mudou a forma como ela enxergava a vida. “A gente acha que a gente manda na vida da gente. Aí você recebe uma bigorna dessas na cabeça e passa para a impotência, percebe que você não controla, não manda”, afirmou.


Cinco anos depois do diagnóstico, Renata conta que passou por alguns momentos que, hoje, ela já avalia como sintomas do Parkinson. "Nos momentos mais tensos, que são muito comuns na nossa vida no jornalismo, eu sentia minha perna tremendo embaixo da bancada. E eu ficava assim: imagina, 45 anos, burra velha, dei para ficar nervosa!"


Em 2022, durante um episódio sobre doenças degenerativas para o podcast do ‘Fantástico’, Renata contou para os fãs sua condição. “Eu falei: estou pronta para me abrir. Me emocionei, eu sou uma manteiga derretida, e foi uma catarse!", descreveu.


O marido e a filha de Renata Capucci também participaram do programa, com depoimentos sobre como é a jornalista no dia a dia. A presença dela no ‘Mais você’ levou o nome da repórter aos assuntos em alta nas redes sociais e vários fãs prestaram homenagens. Veja algumas reações: