Após perder a eleição para uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, Mauricio de Sousa compartilhou um vídeo em suas redes sociais parabenizando o novo acadêmico, Ricardo Cavaliere, e agradecendo o apoio recebido durante a campanha.
 
“Nesse processo, todos que amam quadrinhos, eu incluído, ganhamos quando tanto se discutia sobre a importância dos quadrinhos, o seu papel fundamental na formação de leitores e como eles podem contribuir de diversas formas com a literatura principalmente”, afirmou o quadrinista.
 
"Agradeço de coração os apoios que recebi nessa campanha e os que me honraram com seu voto acreditando na minha proposta para a ABL. Eu vou continuar nessa ideia de trabalhar e aprender com os acadêmicos, assim como vem acontecendo na Academia Paulista de Letras", afirmou. 
 
Mauricio de Sousa, que teve apoio dos acadêmicos Fernanda Montenegro e Paulo Coelho, perdeu por 35 votos a 2. Houve apenas um voto em branco.
 
Mauricio de Sousa com camisa branca e colete preto

Mauricio de Sousa perdeu a eleição para a cadeinar número oito por 35 votos a 2

Caio Gallucci/Divulgação
 
 
O novo acadêmico, Ricardo Cavaliere, é doutor em língua portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor aposentado da Universidade Federal Fluminense. Considerado um dos maiores especialistas em letras e linguística do país, ele substituirá a professora Cleonice Berardinelli, morta em janeiro passado, na cadeira 8 da ABL.
 
Também concorriam à mesma vaga Elois Angelos D'Arachosia, James Akel e Joaquim Branco e o advogado José Alberto Couto Maciel. 
Akel, inclusive, chegou a protagonizar polêmicas envolvendo Mauricio de Sousa ao afirmar que  gibi não era literatura de verdade e o criador da “Turma da Mônica” não tinha o que acrescentar à ABL.